U2 volta aos anos 90 com edição de luxo de Achtung Baby

“Fiquei impressionado ao ouvir algumas das faixas que ficaram de fora”, diz The Edge

Por Brian Hiatt Publicado em 24/06/2011, às 14h28

The Edge, sobre edição de luxo: "É como se fosse Achtung Baby fora de foco"
AP

Nos shows mais recentes da turnê 360º, do U2, os integrantes da banda aparecem passeando por Berlim durante as gravações de Achtung Baby - um momento raro de nostalgia, que é uma prévia do que virá a seguir. Em novembro, a banda comemora o aniversário de 20 anos do disco, que renovou o som do quarteto, com relançamentos ambiciosos, incluindo vídeos inéditos e gravações raras.

"Fiquei impressionado ao ouvir algumas das mixagens preliminares e faixas que ficaram de fora", diz o guitarrista The Edge. "Há algumas versões alternativas muito interessantes de canções que não viram a luz do dia, letras diferentes, arranjos com outros estilos. É como se fosse Achtung Baby fora de foco."

É provável que Achtung Baby e Zooropa ganhem relançamentos separados, mas também haverá uma edição de luxo que incorporará os dois discos, assim como vídeos ou áudios de Zoo TV. "Haverá formatos diferentes", diz o empresário do U2, Paul McGuinness. "Se você catalogar um monte de material extra e criar um design para um incrível box de luxo, há pessoas que pagarão muito por isso, então podemos fazer um orçamento alto e aumentar o valor agregado." A banda também está trabalhando em um aplicativo de iPad, e outros tablets podem entrar no pacote.

O grupo recentemente gravou algumas músicas daquela época em um show, em um teatro canadense, que devem ser usadas em um documentário dirigido por Davis Guggenheim, que trabalhou com The Edge em A Todo Volume. Além disso, o U2 também descobriu muitas coisas esquecidas do começo dos anos 90. "Estávamos filmando tudo", diz McGuinness. "Tem muito material que nunca foi visto, e vê-lo vai ser bem surpreendente."