Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Um ano depois de protesto, integrante do Pussy Riot diz não estar arrependida

"Muitas pessoas que não conheciam o problema ficaram sabendo disso", disse Yekaterina Samutsevich sobre a relação entre o governo russo e a igreja

Rolling Stone EUA Publicado em 22/02/2013, às 09h32 - Atualizado às 10h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Yekaterina Samutsevich (Pussy Riot) - AP
Yekaterina Samutsevich (Pussy Riot) - AP

A integrante do Pussy Riot Yekaterina Samutsevich marcou o aniversário do famoso protesto do grupo em uma catedral de Moscou dizendo à agência Associated Press que “não se arrepende da performance”. Embora Samutsevich e duas companheiras de banda tenham sido presas, ela diz que a ação delas criou consciência na Rússia de quão próximos são governo e igreja ortodoxa.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

"Muitas pessoas que não conheciam o problema ficaram sabendo disso: do problema na nossa sociedade, na igreja russa", ela disse.

Samutsevich, Nadezhda Tolokonnikova e Maria Alekhina fizeram um protesto com uma "oração punk", no ano passado, contra o presidente russo Vladimir Putin, quando ele entrava em campanha para a reeleição. Todas as três foram presas sob acusações de vandalismo e, depois de serem levadas a um julgamento amplamente ridicularizado como um show político, elas foram sentenciadas a dois anos de prisão.

Com um recurso, Samutsevich foi libertada em outubro, mas o apelo de Alekhina de adiar a sentença para poder cuidar do filho de cinco anos foi negado em janeiro. A Rússia, mês passado, também baniu as imagens da performance do grupo. O Pussy Riot alega que a o alvo não era a religião, mas sim expressar as suas preocupações com as conexões entre a igreja e o governo do país.

Embora Samutsevich esteja orgulhosa do que conseguiu o Pussy Riot, ela disse que, em retrospectiva, "deveria ter pensado melhor em uma defesa jurídica".

O grupo é o tema do novo documentário Pussy Riot: A Punk Prayer, que estreou mês passado, no Festival Sundance de Cinema, nos Estados Unidos.