Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Um cachorro está por trás de 'Good Vibrations', um dos maiores sucessos dos Beach Boys; entenda

Canção foi a terceira do grupo a chegar no topo das paradas

Redação Publicado em 18/11/2020, às 09h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em foto de 1964, Brian Wilson (ao piano) mostra uma nova composição para a banda. Junto a ele estão (da esq. para a dir.) Al Jardine, Mike Love, Dennis Wilson e Carl Wilson (Foto: Divulgação)
Em foto de 1964, Brian Wilson (ao piano) mostra uma nova composição para a banda. Junto a ele estão (da esq. para a dir.) Al Jardine, Mike Love, Dennis Wilson e Carl Wilson (Foto: Divulgação)

Nos primeiros anos de Beach Boys, a banda cantava sobre temas para cima, como sol e surfe. No entanto, em 1966, Brian Wilson, cantor e considerado o principal integrante do grupo, havia mudado de vibe, porque ele não fazia mais turnê com a banda, considerada pelo músico como família - e se isolou.

De acordo com o Shmoop, Wilson ficou separado dos outros membros do Beach Boys, porque estava a todo tempo no estúdio, experimentando reverb, instrumentos eletrônicos e drogas. Além disso, ele ainda incorporou alguns sons trazidos da rua, como cães latindo e latas quebrando. O músico também preencheu as melodias com arranjos orquestrais, as quais fizeram uso de instrumentos além de bateria e guitarras.

+++LEIA MAIS: Ney Matogrosso entrevista Duda Brack, Duda Brack entrevista Ney Matogrosso: Pulsações artísticas, sexualidade e experimentações

Em maio de 1966, a banda lançava Pet Sounds, disco considerado inovador e um dos mais influentes da história do rock. Inclusive, uma das faixas da obra foi retirada do lançamento - mas, mais tarde, ela daria ao grupo a terceira música a atingir o topo das paradas. Intitulada "Good Vibrations", é reconhecida como a maior contribuição dos Beach Boys para a música.

Para fazer a música, Brian Wilson teve uma inspiração inusitada. Ele explicou (via Shmoop) que a música pegou elementos da infância dele, mais especificamente de quando a mãe dele explicou sobre forças invisíveis presentes no ar. Ela falava do motivo dos cachorros latirem para algumas pessoas e não para outras porque captavam "vibrações ruins" delas.

+++LEIA MAIS: Beatles não pagaram ao baterista de 'Love Me Do' nem o suficiente para ele comprar uma cópia do disco; entenda

Toda essa informação dita pela mãe apavorou Wilson, porque era assustador para ele pensar sobre a existência de correntes invisíveis, as quais flutuavam ao redor do cosmos e enviavam mensagens para pessoas e animais.


+++ TOQUINHO: 'CADA COMPOSITOR TEM QUE BUSCAR A SUA VERDADE' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes