Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Sam Simon, um dos criadores de Os Simpsons, morre aos 59 anos

“Um grande homem, devo tudo a ele”, disse produtor executivo Al Jean

Rolling Stone EUA Publicado em 09/03/2015, às 18h19 - Atualizado em 10/03/2015, às 19h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sam Simon, um dos criadores de <i>Os Simpsons</i> - Tonya Wise/AP
Sam Simon, um dos criadores de <i>Os Simpsons</i> - Tonya Wise/AP

Sam Simon, um dos criadores de Os Simpsons e veterano da indústria televisiva norte-americana, morreu na casa dele, em Los Angeles, no último domingo, 8, após uma longa batalha contra um câncer. Ele tinha 59 anos de idade. As informações são do site da revista Variety.

Galeria: os melhores episódios de Os Simpsons.

Em uma série de tuítes, Al Jean, produtor executivo de Os Simpsons, escreveu: “Acabo de receber a terrível notícia da morte de [Simon]. Um grande homem, devo tudo a ele. Se quer honrar a memória de Sam, faça algo bacana ao próximo animal que você encontrar. Uma perda enorme”.

Simon começou a carreira como cartunista de jornal, até mandar um roteiro para a sitcom Taxi, nos anos 1980. Dentro de dois anos, ele foi alçado ao papel de produtor executivo da série.

Galeria: 10 músicos que participaram de desenhos animados.

Foi em Taxi que ele trabalhou pela primeira vez com o produtor James L. Brooks, que posteriormente seria um dos cocriadores do The Tracey Ullman Show, em 1987. Brooks recrutou Simon e o cartunista Matt Groening para criar um segmento de desenho animado dentro do Ullman e assim surgiu Os Simpsons.

Ainda que os serviços de Simon aos Simpsons tenham chegado ao fim em 1993, após quatro temporadas, as ideias dele foram importantes para determinar o formato da longeva série, que atualmente é exibida e adorada em todo o mundo.

Veja as 15 imagens divulgadas do LEGO de Os Simpsons.

Simon ajudou a desenvolver o mundo de Springfield e os habitantes da cidade e, mesmo tendo deixado a série 22 anos atrás, ele continua sendo creditado como produtor executivo. Os Simpsons já tem 568 episódios e segue em atividade.

Entre os outros trabalhos de Simon estão Cheers, The George Carlin Show, The Drew Carey Show e, mais recentemente, Anger Management. Ele ganhou nove prêmios Emmy.