Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Uma em cada dez músicas ouvidas no mundo é de artistas britânicos, diz pesquisa

Novos artistas têm conquistado ouvintes de outros países. Acessibilidade ao streaming também tem ajudado

Redação Publicado em 04/01/2021, às 16h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dua Lipa (Foto: Jordan Strauss / Invision / AP)
Dua Lipa (Foto: Jordan Strauss / Invision / AP)

Uma pesquisa feita pela British Phonographic Industry (BPI), associação de negócios da indústria fonográfica britânica, revelou que uma em cada dez músicas ouvidas no mundo atualmente é de artistas do Reino Unido. 

A descoberta foi feita após uma análise realizada nas paradas de sucessos de 14 grandes mercados musicais: Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos, que respondem coletivamente por cerca de 3/4 do consumo mundial de músicas gravadas. 

+++LEIA MAIS: As 50 melhores músicas de 2020, de acordo com a Rolling Stone EUA

Segundo o BPI, o surgimento de uma nova leva de artistas como Dua Lipa, Stormzy, Harry Styles, Jorja Smith e The 1975 têm colaborado para levar a música britânica ao redor do mundo e conquistar fãs, e soma a nomes consagrados como The Beatles, Queen, Coldplay, Adele, Sam Smith, Calvin Harris e Ed Sheeran, cativos nos ouvintes mundiais. 

Outros fatores que têm ajudado os artistas do Reino Unido a chegarem cada vez mais aos quatro cantos do planeta são a acessibilidade aos serviços de streaming, que têm tocado músicos britânicos quatro vezes mais do que o normal, e o trabalho de divulgação mundial feito pelas gravadoras. 

+++LEIA MAIS: Os 50 melhores álbuns de 2020 para Rolling Stone EUA

"Mercados mundiais anteriormente fora de alcance, principalmente na Ásia, África e América do Sul, são muito mais acessíveis graças ao alcance global do streaming e do marketing digital das gravadoras", afirmou Geoff Taylor, presidente executivo do BPI em comunicado.

"Agora, por causa do streaming os novos artistas podem esperar ter um impacto internacional mais imediato do que os de gerações anteriores", finalizou Geoff. 


+++ CYNTHIA LUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL