Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Uniformes originais de Star Trek não eram dourados; entenda

Cada cor tem um significado na Frota Estelar

Redação Publicado em 19/01/2021, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
William Shatner como James T. Kirk (Foto; Reprodução)
William Shatner como James T. Kirk (Foto; Reprodução)

Inicialmente, o capitão James T. Kirk não vestiria um uniforme dourado na série original Star Trek. As roupas em tons dourados usadas ​​pelo elenco original, na verdade, foram erros. No entanto, este esquema de cores se tornou o cânone oficial da produção. As informações são do Screenrant.

+++LEIA MAIS: Vida longa e próspera: Há 54 anos, a série Star Trek era lançada na televisão

Ao longo dos anos, a série estabeleceu que a Frota Estelar era codificada pelas cores dourado/amarelo, vermelho e azul nos uniformes  - a primeira representava o Comando, a segundo a engenharia e segurança, e a terceiro quem era da área científica. 

Segundo o Screenrant, porém, o dourado foi um erro. Star Trek estreou em 1966, logo após as produções televisivas ganharem cor, em 1965, quando as emissoras começaram a mudar as transmissões para terem pelo menos 50% de cores. 

+++LEIA MAIS: Por que Chris Hemsworth, o Thor, quase abandonou a carreira depois de Star Trek?

A Desilu Productions exigia uma paleta de cores vivas e primárias. De acordo com essa diretriz, William Ware Theiss, o designer do uniforme original da Frota Estelar, escolheu uma paleta distinta para a tripulação: um vermelho cereja brilhante, um azul em tons de aço e um verde limão. 

O vermelho e o azul dos tecidos mantiveram a cor na hora da gravação. No entanto, os uniformes verdes pareciam dourados na tela devido a uma combinação com a iluminação do estúdio e o material usado para o uniforme.

+++LEIA MAIS: Cinzas de James Doohan, o Scotty em Star Trek, foram escondidas no espaço; entenda

Com o tempo, porém, foi estabelecido que os uniformes seriam, de fato, na cor dourada e tornou-se um marco de Star Trek. O design foi consolidado como uma tradição no episódio "Trials and Tribble-ations" de Star Trek: Deep Space Nine.

Nele, o Dr. Bashir fica confuso sobre as convenções das roupas após viajar no tempo para a Enterprise original. Neste momento, é a primeira vez que o uniforme dourado original é mencionado em um diálogo. 

+++LEIA MAIS: Star Trek de Tarantino seria um filme de gangsters dos anos 1930


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ PÉRICLES | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL