Val Kilmer fala pela primeira vez em 4 anos com ajuda de inteligência artificial

Após tratamento de câncer, Val Kilmer precisou fazer traqueostomia, responsável por fazê-lo perder a capacidade de falar com clareza

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 23/08/2021, às 09h51 - Atualizado às 11h59

None
Val Kilmer (Foto: Instagram / Reprodução)

Val Kilmer falou pela primeira vez em quatro anos com ajuda de inteligência artificial, segundo informações do Olhar Digital. Em 2017, o astro lutou contra um câncer e tratou a doença com quimioterapia, radioterapia e traqueostomia, responsável por fazer o ator de Batman Eternamente (1995) perder a capacidade de falar com clareza.

Porém, um aparelho com algoritmo de inteligência artificial (IA) foi programado para imitar a voz de Kilmer. No projeto, o ator trabalhou com Sonantic, empresa desenvolvedora de IA, com intuito de sincronizar o programa a gravações antigas da voz do artista - para conseguir sintetizar a nova fala.

+++LEIA MAIS: Val Kilmer revela por que deixou de ser o Batman: ‘O Batman não existe’

Como Olhar Digital apontou, mesmo a voz do ator estando um pouco áspera, a voz robótica se aproxima bastante com a de Val Kilmer. Aos 61 anos, o artista produziu o documentário Val, responsável por mostrar os 40 anos de carreira dele na atuação. A produção está disponível no Amazon Prime Video.

"Fui atingido por um câncer na garganta. Após receber tratamento, minha voz, como eu a conhecia, foi tirada de mim," afirmou o astro em vídeo promocional sobre o filme autobiográfico, que estreou em julho de 2020 em alguns cinemas dos Estados Unidos. Assista ao trailer abaixo:

+++LEIA MAIS: Após tratamento de câncer, Val Kilmer volta a atuar e estará ao lado da filha em filme

Nascido no dia 31 de dezembro de 1959 em Los Angeles, Califórnia, Val Edward Kilmer  começou a carreira na atuação nos teatros. Começou a ganhar notoriedade em Hollywood nos anos 1980, quando estrelou os filmes de comédia Top Secret! - Superconfidencial (1984) e Academia de Gênios (1985).

Porém, ganhou destaque da crítica nos anos 1990, quando fez atuações em diversos sucessos de bilheteria, como The Doors - O Filme (1991), Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993), Batman Eternamente, Fogo contra Fogo (1995), A Sombra e a Escuridão (1996), O Santo (1997) e O Príncipe do Egito (1998).

+++LEIA MAIS: Leonardo DiCaprio ainda se arrepende de dizer 'não' para filme dos anos 1990

Em 2020, lançou o primeiro livro de memórias, intitulado I'm Your Huckleberry: A Memoir, no qual fala sobre a luta contra o câncer e relacionamentos com atrizes famosas.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!