Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Veja a programação do In-Edit 2011

Terceira edição brasileira do festival internacional de documentários musicais acontece entre 28 de abril e 8 de maio, em São Paulo, e entre 6 e 12 de maio no Rio de Janeiro

Da redação Publicado em 11/04/2011, às 19h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de <i>Flamenco, Flamenco</i>, de Carlos Saura, um dos homenageados do In-Edit 2011 - Divulgação
Cena de <i>Flamenco, Flamenco</i>, de Carlos Saura, um dos homenageados do In-Edit 2011 - Divulgação

Começa no próximo dia 28 a terceira edição brasileira do In-Edit, festival internacional dedicado a documentários musicais, com uma programação repleta de filmes inéditos, pré-estreias, shows, oficinas e debates.

Este ano, os homenageados são os diretores Carlos Saura (espanhol), Albert Maysles (norte-americano) e Andrucha Waddignton (brasileiro). Saura terá sua carreira relembrada por meio de quatro filmes: Flamenco, Flamenco; Tango; Flamenco e Fados.

Maysles virá ao Brasil durante o evento para falar sobre o "direct cinema", linguagem que foi às ruas para tentar observar e registrar o mundo e as pessoas com o máximo de naturalidade possível. Ele apresentará, também, cinco de suas obras, dentre elas: Gimme Shelter, que registra o famoso show dos Rolling Stones em Altamont, onde um espectador foi assassinado pelas mãos dos Hell Angels; mais um doc que retrata os Stones, Get Yer Ya-Ya's Out!, que traz imagens inéditas da banda, e Vladimir Horowitz: The Last Romantic, que mostra paixão do pianista ucraniano Vladimir Horowitz por Mozart. A obra de maior destaque do cineasta na programação do In-Edit é What's Happening! The Beatles in USA, registro da primeira turnê norte-americana dos Beatles. O longa nunca foi comercializado e só pode ser exibido com a presença do diretor.

Andrucha, por sua vez, um dos mais produtivos diretores de documentários musicais do país, conquistou o direito de ser o primeiro cineasta nacional a ser lembrado no In-Edit. Sua lente já analisou os 30 anos de carreira de Gilberto Gil, os 60 anos de vida de Maria Bethânia, a história dos Paralamas do Sucesso antes e depois do acidente de Herbert Vianna, a reunião dos Doces Bárbaros, entre outros.

A programação, com mais de 70 documentários musicais, ainda inclui um tributo especial a Tom Jobim, com direito a show em homenagem e debate. Mais informações podem ser encontradas no site do In-Edit, que em breve também divulgará a programação completa do festival.

In-Edit 2011 - São Paulo

Entre 28 de abril e 8 de maio

Preços e locais diversos - consultar programação

In-Edit 2011 - Rio de Janeiro

Entre 6 e 12 de maio

Preços e locais diversos - consultar programação