Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Saiba quem são os vencedores do Prêmio Multishow de Música Brasileira

Com formato novo e problemas técnicos, o evento não destacou nenhum artista em especial e foi abrangente em termos de nomes e gêneros

Redação Publicado em 19/09/2012, às 01h47 - Atualizado às 13h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ivete Sangalo e Paulo Gustavo, os apresentadores da noite  - Marcelo Bruno/Divulgação
Ivete Sangalo e Paulo Gustavo, os apresentadores da noite - Marcelo Bruno/Divulgação

Com um formato bastante particular, aconteceu na noite desta terça, 18, a entrega do 19º Prêmio Multishow de Música Brasileira. O evento, com apresentação de Ivete Sangalo e do comediante Paulo Gustavo, teve como uma espécie de tema o dito “música importa” e premiou de forma equilibrada nomes dos diversos segmentos da música nacional, sem discriminar gêneros mais populares – dando talvez um pouco mais de destaque a Cícero. Com um pouco de atraso para começar e três horas de duração, a maior parte do tempo da cerimônia foi dedicada aos números musicais, já que as categorias eram poucas e o momento reservado aos discursos era curto. Com cerca de uma dezena de shows, equivalente a 80% do tempo, a festa se tornou mais musical e menos burocrática.

Destacaram-se performances de Arnaldo Antunes, Nando Reis e O Terno; Gaby Amarantos, Felipe Cordeiro e Lia Sophia (na porção paraense da noite); Erasmo Carlos e Filhos da Judith e Michel Teló e Paula Fernandes, que receberam a dupla de Campo Grande (MS) Patrícia & Adriana, cravando o espaço do sertanejo na festa.

O conceito ditou que bandas/cantores/cantoras veteranos, já estabelecidos na cena cultural brasileira, receberiam artistas novatos, e e todo mundo tinha a chance de mostrar o próprio trabalho. Alguns tropeços não puderam deixar de ser notados, em especial problemas técnicos no som e questões de timing durante a premiação, de maneira geral.

O esquema de escolha dos vencedores gerou curiosidade. As categorias foram divididas em três grupos. Um foi submetido ao tradicional júri popular; outro, ao crivo do júri especializado, um grupo de jornalistas e profissionais da área cultural determinados pelo Multishow. O terceiro foi selecionado pelo chamado “superjúri”, time de 11 notórios que estiveram reunidos ao longo da entrega dos troféus para decidir os ganhadores de algumas das categorias mais importantes da noite. A discussão acalorada deles foi transmitida exclusivamente pela internet, com alguns flashes na TV e, ao fim do prêmio, eles foram ao auditório anunciar “a sentença”. Veja abaixo a lista completa de indicados e, em negrito, os vencedores.

Outras apresentações que passaram pelo palco reuniram Capital Inicial e Selvagens à Procura de Lei, Ana Carolina e a cantora inglesa Jesuton, Thiaguinho e Walmir Borges, Maria Gadú e seu parceiro de longa data Dani Black em duetos de “Pega de Jeito” e “Linha Tênue”, e Agridoce e Cícero, que encararam um contratempo. Um problema técnico no microfone atrasou ainda mais a premiação e obrigou Ivete e Paulo a enrolarem de forma constrangedora. Os dois buscaram como saída improvisar alguns sambas, mas quando o problema persistiu, a transmissão ao vivo teve que ir para o intervalo. Na volta, a parceria pôde se concretizar e eles fizeram performances de “Dançando” (Agridoce) e “Tempo de Pipa” (Cícero).

Os shows, de maneira geral, eram bem simples, sem grandes cenários ou extravagâncias, com uma banda fixa e jogo de luzes complementando. O conceito se manteve assim até o final, em que Ivete Sagalo, vencedora na categoria Melhor Cantora, emendou três músicas: “Pensando em Nós Dois” (com Filhos de Jorge), “No Brilho Desse Olhar” e “Festa”, em que recebeu uma versão travestida de Paulo Gustavo para uma dobradinha.

Superjúri

Melhor Show

Recanto - Gal Costa

Voz e Violão - Marcelo Camelo

Verdade, Uma Ilusão - Marisa Monte

Melhor Disco

O Deus Que Devasta Mas Também Cura - Lucas Santtana

Recanto - Gal Costa

Tudo Tanto - Tulipa Ruiz

Artista Revelação

Cícero

Gang do Eletro

Silva

Júri popular

Melhor Cantora

Ivete Sangalo

Paula Fernandes

Pitty

Ana Carolina

Maria Gadú

Melhor Cantor

Thiaguinho

Michel Teló

Luan Santana

Di Ferrero

Gusttavo Lima

Música Chiclete

"Assim Você Mata O Papai" - Sorriso Maroto

"Ex Mai Love" - Gaby Amarantos

"Balada" - Gusttavo Lima

"Menina Estranha" - Restart

"Ai Se Eu Te Pego" - Michel Teló

Melhor Show

Jorge e Mateus

Paula Fernandes

Luan Santana

O Rappa

Jota Quest

Melhor Grupo

NXZero

Banda Calypso

Sorriso Maroto

Fresno

Aviões do Forró

Experimente

Banda Dorgas

Banda Tereza

Banda Volk

Banda Baleia

Banda Valetes

Melhor Música

"Nega" - Luan Santana

"Dar-te" - Ivete Sangalo

"Depois" - Marisa Monte

"Problemas" - Ana Carolina

"Quero Toda Noite" - Fiuk & Jorge Ben Jor

Júri especializado

Versão do Ano

"Babydoll de Nyllon" - Bonde do Rolé

"Conversa de Botas Batidas" – Cícero

"Rosa (Last Night)" - Banda Uó

Clipe do Ano

"66" - O Terno

"Mariô" – Criolo

"Velha e Louca" - Mallu Magalhães

Projeto Paralelo

Agridoce (Pitty e Martin)

Los Sebozos Postizos (Dengue, Jorge Do Peixe, Lúcio Maia e Pupillo da Nação Zumbi)

Passo Torto (Romulo Fróes, Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e Marcelo Cabral)

Novo Hit

"Dois Cafés" - Tulipa Ruiz

"É" - Tulipa Ruiz

"Ex Mai Love" - Gaby Amarantos

Música Compartilhada

"Canções de Apartamento" – Cícero

"O Deus Que Devasta Mas Também Cura" - Lucas Santtana

"Tudo Tanto" - Tulipa Ruiz