Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Vento Festival 2015: com organização e line-up excelentes, primeira edição conquista o público

Festival rolou de forma gratuita em Ilhabela, cidade localizada no litoral norte de São Paulo

Luciana Rabassallo Publicado em 20/07/2015, às 18h48 - Atualizado em 21/07/2015, às 18h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cantora Céu faz show no Vento Festival  - Marcel Nascimento
Cantora Céu faz show no Vento Festival - Marcel Nascimento

A primeira edição do Vento Festival, que aconteceu nos dias 16, 17, 18 e 19 de julho, no Píer da Vila, em Ilhabela, cidade localizada no litoral norte de São Paulo, passou no teste. O evento, que reuniu shows de Céu, Tulipa Ruiz, O Terno, Guizado, Lira, entre outros, acertou em cheio no line-up e na organização - que teve poucos atrasos e nenhuma falha no sistema de som.

Com shows de Tulipa Ruiz, Céu e O Terno, primeira edição do Vento Festival acontece de forma gratuita em Ilhabela.

O festival nasceu da vontade da cineasta Anna Penteado e da artista plástica Tatiana Sobral de levar cultura à ilha e fomentar o uso democrático dos espaços públicos da cidade. A iniciativa, que teve grande adesão do público, também gerou declarações emocionadas dos artistas que passaram pelo palco montando no centro histórico da cidade durante os quatro dias do evento.

Vento Festival 2015: Tulipa Ruiz promove baile à beira-mar com o groove de Dancê.

"É de extrema importância usar os espaços públicos para esse tipo de coisa", endossou Tulipa Ruiz em entrevista à Rolling Stone Brasil. Para Céu, outra atração do festival, "a ocupação das ruas com arte e cultura é algo mais do que necessário para o desenvolvimento da nova cena musical no Brasil".

"Estou compondo algumas canções para um novo disco", afirma a cantora Céu.

O Vento Festival foi apontado como responsável pela taxa de ocupação de hospedagens de 76% em Ilhabela, algo incomum para o inverno - mesmo em perídio de férias escolares. Segundo dados divulgados pelo Secretário de Turismo de Ilhabela, Harry Finger, a taxa ultrapassou os números de outros grandes dois evento locais, como a Semana da Vela (que tem 50%) e o Festival Jazz (que bateu 62%).

Exclusivo: Tulipa Ruiz revela título e capa do terceiro disco de estúdio dela.

“Grande parte da plateia tem entre 20 e 40 anos. Mas a Vila ficou lotada de pessoas de todas as idades, crianças, senhores, todos interessados em cultura e novidades da música nacional. Foi muito bonito ver as ruas cheias, o interesse e o encantamento do público. Fechamos a rua principal para os carros e assim garantimos a a ocupação pública e a tranquilidade. Deu muito certo”, afirmou.

Lembre em que posição “Dois Cafés” ficou na nossa lista de Melhores Músicas de 2012.

Com o sucesso de público e crítica, o Vento Festival deve acontecer novamente em 2016. Até lá, a organização planeja fazer algumas edições menores durante o verão. O evento teve realização da Prefeitura de Ilhabela e da Secretaria de Turismo em parceria com Anna Penteado, Tatiana Sobral e Bianca Lombardi.