Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

A verdade sobre o poder de Ciclope, de X-Men? Talvez nem a Marvel saiba

Personagem não é apenas um mutante que atira laser pelos olhos

Redação Publicado em 03/04/2020, às 12h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ciclope nos quadrinhos (Foto: Reprodução/Marvel Comics)
Ciclope nos quadrinhos (Foto: Reprodução/Marvel Comics)

Se for analisar o Ciclope/Scott Summers, líder dos X-Men, de maneira rápida, veremos que ele é somente um mutante que atira laser pelos olhos. No entanto, por mais que seja um superpoder maneiro, o jeito que eles funcionam é um tanto quanto conturbado e os roteiristas das HQs, animações e filmes nunca chegaram a um consenso de como funcionam os raios do herói.

Os raios do Ciclope são descritos como energia concussiva, ele absorve luz solar e a libera em forma de explosões ópticas, capazes de danificar um simples pedaço de metal e até mesmo dividir uma montanha em duas. Mas para complicar tudo, aparentemente, os olhos de Scott são uma porta para outra dimensão que liberam essas explosões ópticas, bloqueadas por quartzo rubi, encontradas na viseira da máscara dele.

+++LEIA MAIS: Os 5 melhores filmes da carreira de Ben Affleck, segundo o IMDb: Argo, Gênio Indomável e mais [LISTA]

É dito que raios dele não produzem nenhum tipo de calor. Mas algumas HQs contradizem isso, como é o caso de X-Men #2, uma das primeiras histórias do grupo, na qual Ciclope derrete gelo das asas do Anjo. Outro exemplo é em Captain America #173, na qual Scott derrete uma arma de fogo no melhor estilo Superman possível, nessa edição, ele também começa um incêndio.

Após um longo período sem aparecerem nas HQs, os X-Men voltaram com algumas mudanças. Em Uncanny X-Men #106, Colossus reclama o quanto que os raios de Ciclope queimam a pele metálica dele. Por fim, na revista X-Factor #32, Scott ataca um alien com o raio laser e quase mata o extraterrestre. 

+++LEIA MAIS: Friends: Por que a perda da virgindade de Ross criou 2 furos no roteiro da série?

Por mais que Ciclope seja escrito por roteiristas e quadrinistas que estão familiarizados com ele, os poderes do personagem ainda causam confusão nas histórias. Tanto que surge a questão: Se Scott Summers tivesse visão de calor, ele não teria incendiado a Mansão X diversas vezes? Aparentemente, talvez nem a Marvel saiba dessa resposta.


+++ TRAVIS SCOTT: O HYPE EM TORNO DELE REALMENTE FAZ SENTIDO?