Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Versão de soviética de O Senhor dos Anéis ressurge após 30 anos; conheça

Filmado na União Soviética, o filme adapta a história do primeiro livro de J.R.R. Tolkien

Julia Harumi Morita | @the_harumi Publicado em 05/04/2021, às 09h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elijah Wood como Frodo em O Senhor dos Anéis (Foto: Divulgação/Netflix)
Elijah Wood como Frodo em O Senhor dos Anéis (Foto: Divulgação/Netflix)

Antes de Peter Jackson adaptar O Senhor dos Anéis para os cinemas, a obra de J.R.R. Tolkien foi transformada em um longa-metragem na União Soviética, o qual surgiu na web 30 anos após a estreia. As informações são do Olhar Digital

Segundo o site, Khraniteli (1991), em português, guardiões, adapta a história do primeiro livro de Tolkien, A Sociedade do Anel, em duas partes. Dirigida por Natalya Serebryakova, o projeto foi filmado em Leningrado e foi estrelado por Viktor Kostetsky (Gandalf), Georgy Shtil (Bilbo), Valery Dyachenko (Frodo) e Elena Solovey (Galadriel).

+++LEIA MAIS: 5 itens mais caros da saga O Senhor dos Anéis; inclui espada de R$ 2,2 milhões

Exibida uma única vez, a produção foi compartilhada na íntegra no Youtube pelo Canal 5 da Rússia. Segundo o Olhar Digital, apesar do baixo orçamento, a obra se mantém fiel ao livro de Tolkien e até conta com o personagem Tom Bombadil, o qual não é afetado pelo anel. 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

Além deste filme soviético, O Senhor dos Anéis também ganhou animações, um musical sueco em 1971, um especial russo com dançarinos de balé de 1985, uma minissérie finlandesa em 1993. 

De acordo com o The Guardian, as versões soviéticas não foram as únicas que fizeram sucesso na Rússia. Os filmes de Jackson foram um hit, principalmente as versões dubladas, que contaram com diversos palavrões.


+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA


+++ MAIS SOBRE O SENHOR DOS ANÉIS: Os 4 momentos mais aterrorizantes da saga

O Senhor dos Anéis é uma saga lendária, que sempre contou com uma natureza mais sombria, repleta de suspense e bastante complexa. De acordo com o Screenrant, há momentos aterrorizantes ao longo da trilogia. 

+++LEIA MAIS: Peter Jackson revela cena preferida de O Senhor dos Anéis: "Captura o espírito da trilogia"

Muitas das criaturas, situações e cenas espelhadas pelos três filmes são assustadoras, especialmente para o público mais jovem. Aqui estão os 4 momentos mais aterrorizantes da saga, classificados pelo Screenrant:

4. Criação de Lurtz

Lurtz era o líder Uruk-Hai que perseguira a Sociedade do Anel. Nos filmes, ele foi o primeiro Uruk-Hai a ser criado e o mais forte de todos, e inclusive, sufoca até a morte o primeiro orc que encontra. O processo de assisti-lo sendo criado é uma cena péssima e perturbadora. O momento não faz as pessoas cobrirem os olhos de pavor e medo, mas mesmo assim, é horrível para ver. 

+++LEIA MAIS: Qual foi o ator mais bem pago da trilogia O Senhor dos Anéis?

3. Nazgûl

Um dos momentos mais assustadores de O Senhor dos Anéis acontece logo no início da franquia, quando o público conhece Nazgûl. É um início intenso para a jornada de Frodo. O momento tenso e o tom sinistro que se desenrola é incrivelmente assustador de assistir.

+++LEIA MAIS: O que assistir na HBO Go em dezembro? O Senhor dos Anéis, Bad Boys e Euphoria


2. Boca de Sauron

Boca de Sauron aparentemente está na saga para criar pesadelos. Além de ter uma aparência nada agradável, a boca é horrivelmente aterrorizante e qualquer cena com o personagem é suficientemente assustadora. De acordo com o Screerant, é um monstro que certamente estaria em um filme de terror. 

+++LEIA MAIS: 8 livros de fantasia que nunca (nunca, mesmo!) deveriam ter virado filmes: Percy Jackson, Eragon e mais [LISTA]


1. Laracna

Laracna é uma entidade maligna que aparece sob a forma de uma aranha gigante em Senhor dos Anéis. O momento em que Frodo descobre estar em problemas ao ficar preso nas teias, incapaz de se libertar, deixa o público aterrorizado.