Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Vespas assassinas de 5 cm são encontradas pela primeira vez nos EUA

O inseto pode dizimar colmeias inteiras de abelhas e até matar seres humanos

Redação Publicado em 08/05/2020, às 11h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vespa gigante asiática (Foto: AP)
Vespa gigante asiática (Foto: AP)

Apicultores norte-americanos do estado de Washington registraram pela primeira vez a presença de vespas gigantes asiáticas, também conhecidas como vespas assassinas, no território dos Estados Unidos.

Jenni Cena, bióloga do Departamento de Agricultura do Estado de Washington, confirmou a morte de 30 a 50 pessoas no Japão e alertou sobre a capacidade dos insetos de dizimarem colmeias inteiras de abelhas em poucas horas. 

+++ LEIA MAIS: As abelhas de Flea: baixista do Red Hot Chili Peppers se torna apicultor

“Com menos de 30 [vespas gigantes], é possível dizimar uma colmeia inteira em questão de horas”, disse a especialista. 

Podendo chegar a 5 centímetros de comprimento, o ferrão da vespa é maior do que o normal e pode perfurar até mesmo as roupas de proteção dos apicultores. Além disso, o apelido da vespa também faz referência à toxina capaz de matar seres humanos que forem picados inúmeras vezes, mesmo aqueles que não possuem alergia. 

+++ LEIA MAIS: Joaquin Phoenix vai produzir documentário sobre a capacidade de animais em sentir dor e felicidade: 'Uma meditação visceral sobre existência'

Contudo, os insetos só atacam quando sentem alguma ameaça. Por isso, as autoridades lançaram um aplicativo para encontrar as vespas e montar armadilhas para capturá-las, além de alertarem os cidadãos para chamarem especialistas quando encontrarem o inseto. 

Chris Looney, entomologista do Departamento de Agricultura de Washigton, declarou: : “Não tente tirar as vespas sozinho se as vir. […] Se você encontrá-las, fuja e chame-nos!”.


+++ MINHA PLAYLIST.... FRANCISCO, EL HOMBRE | ROLLING STONE BRASIL