Veterana do folk Linda Ronstadt revela que está com mal de Parkinson

“Ninguém pode cantar com essa doença, não importa o quanto você tente”, afirmou a cantora

Rolling Stone EUA Publicado em 24/08/2013, às 12h25 - Atualizado às 12h31

Linda Ronstadt

A cantora Linda Ronstadt revelou na última sexta, 23, que sofre do mal de Parkinson, doença que a impossibilita de cantar. Em entrevista à AARP Magazine, a veterana do folk, de 67 anos, contou que recebeu o diagnóstico há oito meses.

Linda afirmou que os sintomas do Parkinson, que afeta o sistema nervoso, começaram a aparecer há oito anos, embora ela tem atribuído os primeiros problemas a uma picada de carrapato e a uma cirurgia no ombro.

“Eu não conseguia cantar e não entendia o porquê”, disse a artista. “Eu sabia que era algo mecânico. Sabia que tinha a ver com os músculos, mas pensei que poderia ter relação com uma doença de carrapato que eu tinha. E não me ocorreu ir a um neurologista... Então, fiz uma operação no ombro, e pensei que era por isso que minhas mãos tremiam.”

“Ninguém pode cantar com mal de Parkinson. Não importa o quanto você tente”, decretou Linda. Ela agora usa bengalas para ajudar na caminhada em terrenos irregulares e sempre viaja com uma cadeira de rodas.

Simple Dreams, nova biografia de de Linda Ronstadt, será lançada em 17 de setembro. De acordo com a AARP, ela não fala sobre o diagnóstico de Parkinson ou sobre a perda da voz no livro.