Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Veterana do folk Linda Ronstadt revela que está com mal de Parkinson

“Ninguém pode cantar com essa doença, não importa o quanto você tente”, afirmou a cantora

Rolling Stone EUA Publicado em 24/08/2013, às 12h25 - Atualizado às 12h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Linda Ronstadt
Linda Ronstadt

A cantora Linda Ronstadt revelou na última sexta, 23, que sofre do mal de Parkinson, doença que a impossibilita de cantar. Em entrevista à AARP Magazine, a veterana do folk, de 67 anos, contou que recebeu o diagnóstico há oito meses.

Linda afirmou que os sintomas do Parkinson, que afeta o sistema nervoso, começaram a aparecer há oito anos, embora ela tem atribuído os primeiros problemas a uma picada de carrapato e a uma cirurgia no ombro.

“Eu não conseguia cantar e não entendia o porquê”, disse a artista. “Eu sabia que era algo mecânico. Sabia que tinha a ver com os músculos, mas pensei que poderia ter relação com uma doença de carrapato que eu tinha. E não me ocorreu ir a um neurologista... Então, fiz uma operação no ombro, e pensei que era por isso que minhas mãos tremiam.”

“Ninguém pode cantar com mal de Parkinson. Não importa o quanto você tente”, decretou Linda. Ela agora usa bengalas para ajudar na caminhada em terrenos irregulares e sempre viaja com uma cadeira de rodas.

Simple Dreams, nova biografia de de Linda Ronstadt, será lançada em 17 de setembro. De acordo com a AARP, ela não fala sobre o diagnóstico de Parkinson ou sobre a perda da voz no livro.