Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

VI Jornada Brasileira de Cinema Silencioso começa neste fim de semana

Além de exibições de filmes, a mostra terá conferências, cursos e apresentações musicais

Redação Publicado em 11/08/2012, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Gabinete do Dr. Caligari - Divulgação/ Deutsches Filminstitut
O Gabinete do Dr. Caligari - Divulgação/ Deutsches Filminstitut

De 11 a 19 de agosto, a Cinemateca Brasileira e o Auditório Ibirapuera, em São Paulo, abrigarão a sexta edição da Jornada Brasileira de Cinema Silencioso. O evento anual apresenta um amplo panorama da produção cinematográfica nacional e internacional produzida no início do século. A entrada é gratuita.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Com curadoria de Adilson Mendes, a jornada traz ao público as mostras Luzes e Sombras, voltada ao cinema expressionista alemão, e Cinema Soviético dos Anos 1920, que faz um panorama sobre a revolução Russa, além de Brasil – O Espetáculo de 1992 e Destaques de Pordenone.

O evento ainda conta com atrações paralelas como o Salão das Novidades, que acontece no pátio da Cinemateca Brasileira nos dias 11, 12, 18 e 19, das 16h às 21h, com apresentação de esquetes, um ilusionista, exposição, entre outras atividades. A palestra Cinema Soviético dos anos 1920: Massas e Poder, com François Albera, professor de História e estética do cinema na Universidade de Lausanne, na Suíça, também faz parte da programação. Rielle Navtski, da Universidade da Califórnia (EUA), e Eduardo Morettin, da USP, ministrarão a conferência Cinema Brasileiro nos Anos 1920.

Na parte musical, a curadoria ficou por conta de Juliano Gentil. Abaetetuba, Camerata Aberta, Paulo Santos, Psilosamples, Marcelo Armani, Mario Manga, Objeto Amarelo, Maurício Takara, Guilherme Granado, Rogério Martins e outros se apresentarão nas principais sessões.

No fechamento do evento, no domingo, 19, às 19h, o clássico O Gabinete do Doutor Caligari (1920, foto), de Robert Wiene, será exibido ao ar livre na plateia externa do Auditório Ibirapuera, com acompanhamento musical de Mário Manga.

A programação completa da VI Jornada Brasileira de Cinema Silencioso pode ser conferida nos sites da href="http://www.cinemateca.gov.br/">Cinemateca e do Auditório Ibirapuera.

VI Jornada Brasileira de Cinema Silencioso

De 11 a 19 de agosto

Entrada Gratuita

Programação não recomendada para menores de 14 anos