VIDAPOP - De Volta para o Futuro

Por Miguel Sokol Publicado em 08/09/2011, às 11h11 - Atualizado às 11h14

NADA Não há um Strokes em 2011
DIVULGAÇÃO

Se ninguém tomar uma providência, 2011 acabará sem deixar qualquer efeméride musical para ser comemorada e entrará para a história como o ano em que nada memoravelmente bom aconteceu. Você deixará que a fotografia se apague junto com a sua própria existência? Então deixe o Dr. Emmet Brown aqui te levar para um breve passeio ajustando os controles do De Lorean para 2001.

Bem-vindo a um mundo sem Facebook nem Twitter nem Instagram nem YouTube nem Chicabon de chocolate branco. Mesmo sem nada disso, 2001 tinha o primeiro disco dos Strokes saindo para varrer do mapa o famigerado new metal de bandas como Limp Bizkit, Korn e Linkin Park, que dominavam as paradas e invadiam tímpanos involuntariamente, transformando cérebros indefesos em sopa de letrinhas. É por isso que, de volta ao nosso ano de origem, estão todos comemorando os dez anos do Is This It. Mas, como eu alertei, 2011 não deixará nenhuma efeméride como essa dos Strokes para se comemorar daqui a uma década – e a explicação está em 1991, para onde nós devemos ir assim que o De Lorean for abastecido com CDs de new metal, afinal material reciclável sempre funcionou como combustível nesse veículo.

Aqui em 1991 não tem nem telefone celular, mas a quantidade de discos importantes saindo é enorme. Para não falarmos do Álbum Preto, do Metallica; do Screamadelica, do Primal Scream; do Achtung Baby, do U2; e do Dangerous, que se provaria o último álbum relevante do Michael Jackson; falemos dos discos de estreia do ano: Smashing Pumpkins, Pearl Jam e Green Day foram lançados aqui. A quantidade era tanta que, caprichosamente, Blood Sugar Sex Magik, do Red Hot Chili Peppers, e Nevermind, do Nirvana, saíram exatamente no mesmo dia – 24 de setembro. Até o primeirão da Sandy com o Junior saiu em 1991.

Tudo o que há de novo em 2011 descende de 1991. E eu não estou falando de descendência musical, mas genética. Se o Chili Peppers lançou o Blood Sugar há 20 anos, em 2011 a filha do Flea, Clara Balzary, é que se lança como fotógrafa oficial da banda do pai. Já a filha do Kurt Cobain com Courtney Love, Frances Bean, acaba de se lançar modelo, estrelando um ensaio fotográfico sensual.

2011 é literalmente o ano dos filhos de 1991. Não é à toa que o meteoro Luan Santana fez 20 anos de idade em março e que a Sandy, em pleno aniversário de duas décadas do seu primeiro disco, descobriu que talvez tenha sido bem prazeroso o que a Maria Chiquinha foi fazer no mato. É isso que nós teremos de lembrar no futuro? Olhe a fotografia de novo. Você ainda está nela ou já sumiu?