Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Violência de Coringa causa preocupação de críticos por inspirar pessoas reais

Críticos têm medo da simpatia por homicidas solitários que o filme possa gerar

Redação Publicado em 06/09/2019, às 10h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joaquin Phoenix em Coringa (Foto: Reprodução Warner)
Joaquin Phoenix em Coringa (Foto: Reprodução Warner)

Mesmo com aprovação praticamente unânime até agora, alguns  críticos estão preocupados com Coringa. As críticas caem sobre a mensagem do filme ser uma glorificação de pessoas solitárias e raivosas cometendo atos de violência.

As objeções são justificadas, tendo em vista que essa é uma época onde massacres e atentados parecem acontecer quase diariamente. Alguns críticos até acham que o filme pode inspirar aqueles em um delicado estado mental a imitar a trajetória até à loucura do Coringa.

Também não seria a primeira vez que alguém se inspiraria no personagem para realizar um ataque terrorista. Durante uma exibição à meia-noite de O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012) em 2012, James Eagan Holmes entrou em um teatro em Aurora, no estado do Colorado e começou a atirar em membros da platéia, matando 12 pessoas e ferindo mais 70. Quando foi preso, o atirador disse à polícia que ele era o Coringa.

Mesmo com esses comentários, não se pode fazer muita coisa para impedir o lançamento do filme nesse ponto. Após vários elogios a atuação de Phoenix como Coringaas notas altíssimas que a produção recebeu até agora e o potencial de competir no Oscar, o longa de Todd Phillips será exibido ao redor do mundo, contendo mensagens nocivas ou não.

Coringa estreia nos cinemas brasileiros no dia 3 de outubro, e tem no elenco Joaquin Phoenix, Zazie Beets, Robert De Niro e Marc Maron.