Violinista toca enquanto opera o cérebro em Londres - Brasil tem caso parecido com música dos Beatles

Em procedimentos de remoção de tumor de cérebro, os pacientes podem ficar acordados e tocar instrumentos para não perder as habilidades

Redação Publicado em 19/02/2020, às 19h24

None
Dagma Turner (Foto: Reprodução/The Guardian/Youtube)

Uma violinista tocou o instrumento durante uma cirurgia para a remoção de um tumor de cérebro de modo a não perder as habilidades. Dagmar Turner, de 53 anos, toca violino há 40 anos e é integrante de uma orquestra sinfônica na Inglaterra.

Durante o procedimento no King's College Hospital, em Londres, ela reproduziu músicas dos compositores Gustav Mahler e George Gershwin, segundo o The Guardian. No Brasil, um caso parecido aconteceu, mas o paciente optou por tocar e cantar Beatles.

+++LEIA MAIS: Mãe ‘revê’ filha morta há 4 anos com ajuda de realidade virtual; assista

O tumor de Dagmar Turner estava situado próximo à área do cérebro responsável por controlar a mão esquerda, por isso era uma cirurgia tão delicada e ela poderia perder os movimentos.

Assim, com a musicista tocando, é possível preservar a capacidade de tocar o instrumento, porque fica claro para o cérebro quais áreas do órgão estavam funcionando e não poderiam sofrer intervenções.

+++LEIA MAIS: Dor constante e 6 meses de agonia: Ozzy Osbourne relembra internação após queda

Assista ao vídeo do procedimento:


No final do procedimento, a equipe de Keyoumars Ashkan conseguiu remover 90% do tumor de Turner sem danificar as funções motoras.

Embora seja uma cirurgia peculiar, não é incomum. Em 2015, em Tubarão, Santa Catarina, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, médicos fizeram um procedimento semelhante com Anthony Kulkamp Dias, de 33 anos, segundo o Jornal NH.

+++LEIA MAIS: As 10 músicas mais ouvidas dos Beatles de todos os tempos - um spoiler: não é ‘Yesterday’ ou ‘Twist and Shout’

O paciente estava acordado e cantou e tocou violão para não perder as habilidades. Neste caso, o músico optou pelas canções "Yesterday", dos Beatles, uma composição alemã, "Bem Maior", do Roupa Nova e "Telefone Mudo", do Trio Parada Dura. Assista ao vídeo aqui


+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA