Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

BTS ganha prêmio controverso de categoria exclusiva do K-Pop no VMA 2019

O grupo sul-coreano não compareceu à cerimônia

Redação Publicado em 27/08/2019, às 12h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Apresentação do BTS (Foto: Chris Pizzello/ AP).
Apresentação do BTS (Foto: Chris Pizzello/ AP).

Como já era esperado, o BTS, uma das boy bands mais populares do mundo, venceu o prêmio inaugural de melhor grupo de K-pop com a música “Boy With Luv” no MTV VMA 2019. Porém o septeto não compareceu à cerimônia para aceitar a estatueta.

Enquanto a nova categoria, que estreou esse ano, parece ser um reconhecimento da popularidade da música coreana na cultura pop estadunidense, os adeptos desse gênero musical protestaram contra essa criação. Para eles, a categoria é um tanto quanto suspeita e chega a ser quase racista.

+++Leia mais: VMA 2019: Billie Eilish, Ariana Grande e Taylor Swift são as grandes vencedoras da noite

Nenhum dos artistas sul-coreanos que concorriam ao prêmio, nem mesmo o próprio BTS, foram indicados para prêmios de maior relevância como Clipe do Ano e Artista do Ano (o BTS foi indicado para Melhor Colaboração (com a Halsey), Melhor Direção de Arte e Melhor Coreografia).

As razões que causaram a controvérsia são bem evidentes. As conquistas do BTS se equiparam ou já superaram vários indicados estadunidense, canadenses e australianos, que não foram exilados por uma categoria baseada única e exclusivamente na nacionalidade.

Por exemplo, o septeto já vendeu mais que os Jonas Brothers, indicados para Artista do Ano, e é o primeiro grupo desde os Beatles a ter três discos no primeiro lugar das paradas da Billboard em um período de 12 meses.

+++Leia mais: VMA 2019: John Travolta confunde drag queen com Taylor Swift e quase entrega prêmio para a artista errada

Quando a categoria de K-pop no VMA foi anunciada em julho, muitos fãs apontaram que a inclusão do prêmio parecia na verdade uma exclusão, enquanto ainda tentava agradar as legiões de aficcionados por essa vertente do pop.

A MTV sabia das críticas que foram feitas. Há uma semana da cerimônia, a emissora anunciou três novos troféus para serem votados por fãs: Melhor Hino, Música do Verão e Melhor Grupo. Os fãs, porém, não gostaram da manobra, pois as categorias decididas por votação popular não têm o mesmo prestígio como prêmios votados por críticos e outros artistas.

+++ De Djonga a Metallica: Scalene escolhe os melhores de todos os tempos