VMB 2010 terá show surpresa

Apresentação será realizada paralelamente ao evento da MTV; premiação será transmitida pela internet por meio de oito sinais

Por Patrícia Colombo Publicado em 31/08/2010, às 16h40

Lilian Amarante, diretora do VMB, ao lado de Marcelo Adnet, MariMoon e Mauro Bedaque, diretor de conteúdo digital da MTV Brasil

Ver Galeria
(3 imagens)

Além da apresentação internacional do Ok Go, anunciada anteriormente, e de outras atrações nacionais, a 16ª edição do Video Music Brasil, que acontece no dia 16 de setembro, às 22 horas, contará também com um show surpresa. A notícia foi revelada pela equipe da MTV, durante entrevista coletiva de imprensa nesta terça, 31.

A atração não foi divulgada e o que se sabe apenas é que se tratará de uma apresentação para 500 pessoas, que acontecerá simultaneamente ao VMB. O show surpresa não será realizado no Credicard Hall, onde a premiação da emissora musical estará acontecendo. "Será em uma praça", disse Lilian Amarante, diretora do VMB, sem especificar a localização. Durante a coletiva, a equipe afirmou que os convites serão distribuídos a alguns fãs-clubes do artista e que serão realizados sorteios de entradas. O evento paralelo será transmitido pelo site da emissora, no terceiro dos oito sinais disponíveis para transmissão da noite musical.

Televisão do Futuro

O VMB chega em 2010 com a temática "Televisão do Futuro". Como forma de aplicar o conceito, a transmissão por meio do Portal MTV contará com oito sinais ao vivo, proporcionando à audiência a possibilidade de escolher o que assistir. O primeiro canal trará a premiação na íntegra e o segundo contará com a VJ MariMoon entrevistando apresentadores e músicos atrás do palco, sem cortes. O terceiro se refere ao já citado show surpresa, enquanto que o quarto se tratará de uma câmera em 360º com a qual o internauta poderá navegar pelas imagens ao vivo pelo ângulo de sua preferência. As câmeras cinco, seis e sete ficarão a cargo de três blogueiros que integram o Portal MTV - eles circularão pelo Credicard Hall em locais como o tapete vermelho, a sala VIP, camarins e o corredor que leva ao palco. A oitava câmera estabelecerá uma conexão direta com a comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, na qual a jornalista Landa Araújo, junto aos moradores, dará sua visão acerca da premiação.

A ideia da possibilidade de diversos conteúdos, e da mistura deles a partir de quadros que contarão com apresentadores diferentes em programas já conhecidos - como será o caso das cantoras Sandy e Mallu Magalhães no estúdio do 15 Minutos ou Rafinha Bastos e Britto Jr. no Acesso MTV -, surgiu a partir da própria reflexão da equipe da MTV sobre o futuro da televisão. "Estamos vivendo um período de grande revolução da mídia e começamos a pensar em especular sobre essas possibilidades", disse Lilian, em entrevista à Rolling Stone Brasil. "Pensamos na TV on demand, que você escolhe o que quer ver, na hora em que quiser. Mas o que queremos ver exatamente numa televisão do futuro? E se quisermos misturar os conteúdos? E se fosse um on demand no qual eu misturasse os apresentadores dos programas e os canais? Faremos um on demand meio maluco, anárquico, que brinca com a televisão brasileira de hoje."

A apresentação do Video Music Brasil 2010 ficará a cargo de Marcelo Adnet, que, além de comandar o evento, se apresentará junto ao Gaiola das Cabeçudas (uma sátira às funkeiras Gaiola das Popozudas, criada para o programa Comédia MTV, que cita nomes de diversos pensadores e filósofos famosos), que contará com a participação da própria Valeska Popozuda, líder do grupo carioca. A noite contará com 16 categorias e sete shows (Otto, Capital Inicial, Fresno, Jam de 20 anos com Glória, Hevo 84, Replace e Fake Number, Gaiola das Cabeçudas e Ok Go, além do show surpresa). Antes da premiação do Credicard Hall, às 22 horas, o VMB terá início às 19h com um debate ao vivo com os VJs Léo Madeira, Marina Santa Helena, Borbs e Rodrigo Capella sobre os possíveis resultados da noite. No ano passado, o evento contabilizou dez milhões de votos e, para 2010, a previsão da MTV é que os números cheguem a 13 milhões.

Veja aqui a lista de indicados. Para votar, acesse o site oficial do VMB.