Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

“Você tem que estar pronto para ser punido”, diz ator da série Workaholics sobre limite do humor

Em entrevista, Blake Anderson falou sobre música, empregos inusitados e a terceira temporada da série do Comedy Central

Luísa Jubilut Publicado em 23/04/2014, às 17h19 - Atualizado às 19h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<i>Workaholics</i> - Reprodução
<i>Workaholics</i> - Reprodução

Quando se pensa em uma série ambientada em um escritório, com trabalhadores que se comportam de maneira inapropriada enquanto tentam burlar o tédio, o primeiro nome que vem à cabeça é The Office, criada em 2001 por Ricky Gervais. Mas Blake Anderson, um dos criadores e protagonistas de Workaholics, outro programa que gira em torno de funcionários desajustados, garante que o ambiente de trabalho é a única coisa que as duas séries têm em comum, já que a dele trata de “maconheiros malucos”.

Ao lado dos de Adam LeVine (A Escolha Perfeita, Modern Family) e Anders Holm (The Mindy Project), Anderson escreve e estrela a série, que se passa uma empresa de telemarketing. Para o ator, a identificação por parte do público é o que move o sucesso de Workaholics. “É o sentimento de trabalhar em um emprego que não condiz com a carreira dos seus sonhos, mas que paga o aluguel”, diz ele á Rolling Stone Brasil por telefone. A dinâmica entre os três “viciados em trabalho” da série – que têm os mesmos nomes do trio protagonista - não flui com naturalidade na tela por acaso. “Nós não somos atores que estão fingindo ser amigos, nós somos melhores amigos de verdade.”

Há 8 anos, eles se juntaram para formar o canal Mail Order Comedy no YouTube, que reunia esquetes, pequenas séries e clipes do hilário grupo deles de rap, batizado de The Wizards. Sobre o formato, que fez sucesso no Brasil sob o esquema profissional e sofisticado do Porta dos Fundos, Anderson diz sentir falta. “Havia muitas trupes na internet que faziam vídeos. Sinto que agora não mais”, diz ele, destacando que a maioria dos clipes de humor da atualidade são Vines – ou seja, tem a duração máxima de seis segundos. “Sinto falta da época em que crianças lutavam na internet. Mas talvez esse só seja eu sendo estranho.” Para o The Wizards, que chegou a tocar "Straight Outta Mordor" no The Tonight Show with Conan O'Brien, os planos são incertos. “Eles surgem aqui e ali. Eu não sei sobre voltar ao estúdio, mas estamos conversando sobre a possibilidade de fazer uma turnê ao vivo, que seria demais." As apresentações de Purple Smoke, como Anderson apelidou a possível turnê, teria direito a goblins, orcs, e efeitos especiais. Apesar da brincadeira, a afinidade com a música é real - ocasionalmente, faixas da trilha de Workaholics partem de sugestões do ator. “Eu tento me manter atualizado”, diz ele, que também é muito amigo de Earl Sweatshirt, do coletivo Odd Future. “Um dos primeiro discos que eu comprei foi The Predador, de Ice Cube”, revela.

Anderson já entregou pizza – “Era bem legal, porque você fica sentindo o cheiro de pizza, e às vezes, fica à toa o dia inteiro só ouvindo música” – trabalhou em um açougue - "Esse era nojento às vezes” – e, agora, se encontra no Comedy Central. “Basicamente, eles deixam a gente fazer o que a gente quiser”, diz ele. “Eles dão toques aqui e ali, mas na maioria das vezes deixam a gente correr pelo escritório como crianças selvagens.”

Sobre o tópico sempre polêmico "limite do humor", ele é categórico: “Você tem que estar pronto para ser punido, seja pelo governo, seja com um tapa na cara. Isso é o que me mantém nesse ramo, quando se trata de comédia. Eu não quero ter que ficar pensando em estranhos. É um risco, mas à medida que é engraçado e você está disposto a ir tão longe pela piada, vá em frente. Mas tudo tem consequência.”

A terceira temporada de Workaholics estreou nesta terça, 22, e pode ser assistida todas as terças, às 20h, no Comedy Central. “Foi a primeira vez que a gente fez 20 episódios”, lembra. “Nós encaramos outros riscos, fizemos coisas diferentes. Foi muito divertido.” Já a quinta temporada da sitcom começa a ser criada em maio. “Eu não tenho como dizer que caminho vamos tomar, mas garanto que será mais do mesmo: caras muito bêbados entrando em aventuras loucas.”