Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Voldemort vs Darth Vader: quem é mais poderoso? [ANÁLISE]

Se dois dos maiores vilões da cultura pop se enfrentassem, quem venceria- e por quê?

Vinicius Santos Publicado em 28/03/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Darth Vader e Lord Voldemort (foto: reprodução Lucasfilm/ Warner)
Darth Vader e Lord Voldemort (foto: reprodução Lucasfilm/ Warner)

Darth Vader e Lord Voldemort são dois dos maiores vilões da cultura pop. Ambos vestem preto, possuem habilidades consideradas mágicas pelos respectivos mundos ficcionais e enganaram a morte em algumas ocasiões.

Se dois personagens tão parecidos se enfrentassem, quem sairia vitorioso? Segundo o site ScreenRant, vários aspectos precisam ser considerados e comparados nessa batalha. Concordamos com isso, e contamos forças e fraquezas dos vilões de Harry Potter e Star Wars.


Linhagem

Lorde das Trevas descende do poderoso bruxo Salazar Sonserina, mas também era filho de um trouxa - ou seja, não bruxo - isso manchava o ego e reputação dele. Já Anakin Skywalker nasceu por ação da força com concepção imaculada. Além de ser algo mais extraordinário, Anakincomeçou a lenda da família, enquanto Tom Riddle é descendente de uma lenda. 

+++LEIA MAIS: Ator de Star Wars revela ter sido apalpado por Carrie Fisher ao conhecê-la no set de O Despertar da Força

Ponto para Darth Vader.


Habilidade natural

Tom Riddle sempre se destacou em Hogwarts; Anakin, mesmo que não tivesse manifestado a Força para levitar objetos, sempre foi muito inteligente e ótimo piloto. Também tinha níveis altissímos de midiclorians no sangue, e marcava poder latente na Força.

+++LEIA MAIS: Quem era o Lorde Sith mais poderoso de Star Wars: de Darth Vader a Kylo Ren [LISTA]

Ambos empatam nessa categoria.


Habilidade depois de treinados

A trajetória de Vader e Voldemort é similar: ambos aprenderam tudo do lado da luz e se voltaram à escuridão para mais poder. Convertidos, Voldemort usou artes das trevas para criar novos corpos e escapar da morte várias vezes, enquanto Vader depende do traje dele até para respirar.

+++LEIA MAIS: 4 filmes antigos com bons efeitos especiais - e 4 que parecem toscos agora

Ponto para Lord Voldemort.


Armas

O sabre de luz é uma arma impressionante na mão de Vader, que consegue até arremessá-lo como um bumerangue com a Força. Uma espada laser, porém, é incomparável com uma varinha mágica capaz de, não só ataque e defesa de várias maneiras, mas também conveniências da vida, como consertar um objeto quebrado ou achar algo perdido.

+++LEIA MAIS: Como Star Wars conseguiu atrapalhar - e muito - a franquia James Bond?

Ponto para Lord Voldemort.


Capangas

Do lado de VaderAlrmirante Piett, oficial do império. Voldemort tem o bruxo incompetente Pedro Pettigrew.  Ambos falham nas tarefas deles e são derrotados pelos heróis, mas, em um combate direto, Piett tem uma vantagem evidente: o comando de uma gigantesca armada. 

+++LEIA MAIS: Daniel Radcliffe deve estrelar em cinebiografia sobre David Bowie?

Ponto paraDarth Vader.

Seguidores em geral

Os comensais da morte são indivíduos habilidosos e poderosos se comparados aos Stormtroopers. Entretanto, o exército imperial é infinitamente maior. Em uma guerra, o Império Galáctico teria supremacia.

+++LEIA MAIS: 7 momentos realmente engraçados entre Harry Potter e Rony Weasley [LISTA]

Ponto para Darth Vader.

Domínio

No auge do poder, Voldemort controlava o Ministério da Magia e sempre foi a autoridade máxima entre os vilões. Já Vader sempre serviu aoImperador Palpatine e ainda competia em autoridade aos generais como Grande MoffTarkin.

+++LEIA MAIS: 8 detalhes incríveis do armário sob a escada de Harry Potter que você nunca percebeu [LISTA

Ponto para Lord Voldemort.

Nêmesis

Ambos os vilões devem ser medidos pelos respectivos heróis que os derrotam. Harry se tornou um bruxo completo muito antes da idade normal, e Luke também superou Vader, mas o Lorde Sith nunca atacou o próprio filho com força total, pois ainda o amava. Voldemort nunca teve a 'fraqueza' de gostar de Harry.

+++LEIA MAIS: Os 7 maiores erros de Hermione em Harry Potter - e o que aprendemos com eles [LISTA]

Ponto para Lord Voldemort .


Forma de Morrer

Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeadosofreu uma derrota completa, enquanto Vader descobre a bondade novamente e se sacrifica para salvar o filho. Além disso, graças ao altruísmo, ganha imortalidade como um fantasma da força, enquanto Voldemort morre pelo egoísmo.

+++LEIA MAIS: Harry Potter: Como Quirrell dormia se tinha Voldemort na nuca? Daniel Radcliffe explica

Ponto para Darth Vader.


Resultado

Com um placar de 5 a 5 nas categorias apresentadas, os vilões têm um empate técnico no quesito poder. Dito isso, se ambos brigassem mano a mano, a vitória provavelmente iria para Voldemort, devido à variedade muito maior de habilidades e feitiços. Entretanto, mesmo limitado no combate, o carisma de Darth Vader certamente lhe dá pontos extras. 

Finalmente, ambos os personagens cumprem a mesma missão com louvor: possibilitar o crescimento dos heróis e marcar a vida dos fãs.


+++ GUNS N' ROSES: 11 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BANDA