Walter Salles irá dirigir adaptação de American Rust

Cineasta irá trabalhar novamente com o roteirista Jose Rivera, de Diários de Motocicleta

Da redação Publicado em 20/10/2009, às 16h28

O cineasta brasileiro Walter Salles vai novamente formar parceria com o roteirista porto-riquenho Jose Rivera. A dupla, que trabalhou em Diários de Motocicleta (2004), vai adaptar aos cinemas o romance American Rust, do escritor norte-americano Philipp Meyer.

A primeira versão do roteiro já está nas mãos dos estúdios Universal, informa o site da revista Variety. O produtor Scott Stubber, do filme Separados Pelo Casamento (2006), é o detentor dos direitos do livro e irá trabalhar com Salles e Rivera na empreitada.

American Rust (algo como "ferrugem americana") acompanha dois amigos de uma cidade mineradora em decadência na Pensilvânia, que sonham em fugir para a ensolarada Califórnia. No entanto, ambos têm os planos interrompidos quando se envolvem em um crime. Publicado em fevereiro deste ano, o livro levou Meyer a ser comparado a autores renomados como Cormac McCarthy (do livro Onde os Velhos Não Tem Vez) e John Steinbeck (de As Vinhas da Ira).

Ainda sem previsão para o início das filmagens, a adaptação é um dos três projetos futuros de Salles e Rivera, que planejam também a versão cinematográfica de outras duas obras literárias: do clássico Pé na Estrada, de Jack Kerouac, um dos precursores da geração beatnik, e de A Breve e Maravilhosa Vida de Oscar Wao, que rendeu o prêmio Pulitzer 2008 ao dominicano Junot Díaz.