Walter White só usava o chapéu icônico por um motivo bem prático; entenda

Acessório faz referência a filme clássico dos anos 1970

Redação Publicado em 02/09/2020, às 13h02

None
Bryan Cranston como Walter White (Foto: Reprodução AMC)

Praticamente todos elementos de Breaking Bad fizeram a série se tornar uma das mais icônicas e queridas de toda história de Hollywood. O chapéu usado por Walter White, interpretado por Bryan Cranston, quando assumia a persona de Heisenberg foi um dos fatores mais marcantes do todo seriado - e o motivo par ao personagem usar era bem prático, não estético ou narrativo. A informação é do Cheat Sheet.

Heisenberg não é o único na cultura pop a usar o chapéu de estilo pork pie. O acessório era bastante relacionado ao jazz e foi usado bastante, de acordo com o site, nos anos 1930 e 40, durante a Grande Depressão dos Estados Unidos. A peça acabou por sair de moda, mas continuava bastante popular graças a essas conexões.

+++LEIA MAIS: Como Cobra Kai deixou de ser 'só um spinoff' e saiu da obscuridade para o topo da Netflix?

O chapéu do personagem também faz referência ao detetive Popeye Doyle (interpretado por Gene Hackman), da série clássica de filme Operação França, dos anos 1970. Inclusive, a quarta temporada de Breaking Bad faz uma referência à produção, quando cita que Doyle nunca prende o traficante que persegue, assim como Hank nunca consegue deter o cunhado Walter White.

Como surgiu a ideia de Heisenberg usar o chapéu?

Após Walter White começar o tratamento contra o câncer no pulmão, ele começa a perder os cabelos e acaba por raspar a cabeça. Como a série era filmada em um deserto escaldante de Albuquerque e para proteger a careca de Bryan Cranston, segundo o Cheat Sheet, a equipe de figurino teve a ideia de vesti-lo com um chapéu.

Originalmente, o acessório não deveria ser uma marca registrada do alter ego de White, mas foi exatamente isso o que se tornou. A peça aparece pela primeira vez em "A No Rough Stuff Type Deal", 7° episódio da 1ª temporada da série. Nesse mesmo capítulo, nós podemos ter o primeiro vislumbre da metanfetamina azul de Heisenberg.

+++LEIA MAIS: Akon criará 'Wakanda da vida real' no Senegal com 800 hectares e energia solar: entenda os planos para a 'Akon City'

Além do chapéu ser bastante querido pelos fãs, o acessório foi bastante marcante para Cranston, que o guardou como lembrança de Breaking Bad, assim como os óculos escuros da persona. "Esse é meu bem precioso", disse o ator em entrevista à Entertainment Weekly.


+++ DESAFIO! FREJAT ESCOLHE OS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO