Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Wando morre aos 66 anos

Cantor foi vítima de parada cardíaca nesta quarta-feira, 8

Redação Publicado em 08/02/2012, às 09h47 - Atualizado às 11h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Wando - Divulgação
Wando - Divulgação

O cantor Wando morreu nesta quarta-feira, 8, aos 66 anos, em decorrência de uma parada cardíaca. Wando estava internado no hospital Biocor, de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte (Minas Gerais), desde o último dia 27 de janeiro. O coração de Wando parou por volta das 8h. Foram realizadas manobras de ressuscitação, mas ele não resistiu.

De acordo com a nota divulgada pelo hospital e também assinada pela família do cantor, houve um agravamento do quadro clínico durante a madrugada. No comunicado, os familiares escreveram: "Agradecemos o carinho e a atenção de todos, especialmente ao senhor Wanderlei Alves dos Reis, sua esposa e filhos, a sociedade, a imprensa, os médicos do corpo clínico, os profissionais de saúde e demais colaboradores, que com dedicação e respeito atuaram de forma intensiva e completa, aplicando todos os recursos e técnicas disponíveis, nada faltando ao paciente durante todo o tratamento". O corpo será enterrado no cemitério Bosque da Esperança, no bairro Jaqueline, região Norte de Belo Horizonte. O velório começará às 17h desta quarta, e será aberto ao público.

O cantor deu entrada no hospital em 27 de janeiro para a realização de um cateterismo cardíaco, devido ao quadro de angina (dores no peito causadas por falta de sangue no músculo cardíaco). No sábado, 28, ele foi submetido a uma angioplastia coronariana de emergência para desobstrução de artérias do coração. A família do cantor chegou a divulgar um comunicado dizendo que apesar da gravidade do caso, Wando melhorava gradualmente. No último domingo, 5, o cantor enviou aos fãs um bilhete por meio da equipe da TV Globo, em reportagem apresentada no Fantástico: "Eu estou na oficina de Deus arrumando a turbina. Me aguardem!". Especialistas apontavam que caso o cantor mantivesse o quadro de melhora, poderia ser transferido para o quarto nos próximos dias. Na terça, 7, Wando estava lúcido e se comunicava por sinais.

Wando nasceu em Cajuri, Minas Gerais, no dia 2 de outubro de 1945. O cantor lançou Gloria a Deus e Samba na Terra, seu primeiro disco, em 1973. Conhecido pelo hábito de colecionar calcinhas – em seus shows, fãs costumavam atirar a peça de roupa ao palco –, o cantor chegou a estudar violão clássico, mas atingiu o sucesso com hits populares, entre eles “Fogo da Paixão”, do disco Moça, que vendeu 1,2 milhão de cópias. Seu último disco de inéditas, Romântico Brasileiro, Sem Vergonha, foi lançado em 2005.

Relembre o show de Wando na Virada Cultural em 2009.