Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

War is Over: a campanha de John Lennon e Yoko Ono pela paz no mundo - feita toda na cama [VIDEO]

Milhares de cartazes pelo mundo, maratonas de entrevista, músicas... Tudo por um pedido: fim da guerra vietnamita

Yolanda Reis Publicado em 09/08/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon e Yoko Ono no Bed-In (Foto: AP)
John Lennon e Yoko Ono no Bed-In (Foto: AP)

John Lennon e Yoko Ono queriam passar uma mensagem para o mundo no Natal de 1969: a paz. O casal, então na Plastic Ono Band, lançou a música “Happy Xmas (War is Over)” e começou uma das campanhas mais icônicas da história: War Is Over.

Para promovê-la, pensaram em duas etapas: primeiro, espalharam milhares de cartazes pelo mundo inteiro, de tamanhos de folhas de caderno a verdadeiros outdoors, com a mensagem: “A Guerra Acabou”. Depois, fizeram o “bed-in (for peace)”, campanha icônica na qual ficaram numa cama por sete dias, atendendo a imprensa e repassando mensagens de paz. Na tradução, chama-se "na cama (pela paz)".

+++LEIA MAIS: Qual música John Lennon considerou a primeira ‘obra prima’ da carreira?

Muita gente pensou que o casal fosse fazer uma "maratona de sexo" na frente da imprensa, pois lançaram, poucos meses antes, o disco Two Virgins - no qual apareceram pelados na capa. Também tiraram a roupa para fotos promocionais, como a capa da Rolling Stone:

[Colocar ALT]
Capa de divulgação de Two Virgins

A primeira onda da campanha aconteceu em Amsterdã, Holanda, em março de 1969. Era a lua de mel de  Lennon e Ono. Casaram-se no dia 20, e começaram o bed-in no dia 25. De lá, foram para Viena, Áustria. O plano era fazer um segundo evento no mesmo formato em Nova York… Mas John Lennon estava proibido de entrar nos EUA - no ano anterior, tinha se declarado publicamente à favor da legalização da maconha.

O casal, então, mudou o destino: Bahamas. Passaram uma noite muito quente lá: fazia 30 °C. Embora não pareça nenhum exagero, os britânicos não estavam acostumados com a temperatura (é tão rara na Inglaterra que, em 2005, o Big Ben parou de funcionar por “calor excessivo”. Fazia 31,5 °C em Londres).

+++ LEIA MAIS: Ativistas querem substituir o hino dos EUA por 'Imagine', clássico de John Lennon

Assim como o relógio conterrâneo, Lennon sentiu que não funcionaria bem ali. Chegaram a Montreal, Canadá, em 26 maio de 1969, e planejavam ficar até 5 de junho. Foram recebidos com furor, como mostram filmagens da época.

Nas ruas canadenses, o cartaz com os dizeres “A Guerra Acabou, se você quiser. Feliz Natal, de John e Yoko estavam por todos os lados: colados nas paredes da cidade, como lambe-lambes e também outdoors. As pessoas se amontoavam e seguravam os pôsteres nas ruas e no hotel de Lennon.

+++LEIA MAIS: John Lennon se achava um guitarrista melhor que George Harrison?

“Somente em Toronto, existem 30 desses” diz um jornalista na filmagem histórica da CTV News. Segura o microfone na frente de um outdoor. “Além disso, 5 mil pôsteres estão colados pela cidade, e as pessoas recebem panfletos na rua. Em coletiva, Lennon explicou porque escolheu o Canadá.”

O canal oficial de Lennon não tem os motivos da escolha do país, mas há uma filmagem do beatle explicando a campanha de Natal: “O evento do pôster, mundial, era para o Natal. Era para tentar ter pelo menos um pedido pela paz na Terra, porque é tudo isso: feliz aniversário, Cristo. É sobre isso.”

+++LEIA MAIS: John Lennon escreveu uma carta para convidar Eric Clapton a tocar com ele e Yoko Ono: 'Sinto que podemos trazer o melhor de você'

E, se pudesse fazer um pedido, qual seria? “Paz na Terra. Isso significa fim da violência, sem crianças famintas, sem bombas, lares violentos. Sem violência, sem frustrações, sem medo”.

O desejo de Lennon, então, reflete o verdadeiro motivo por trás do Bed-in, assim como War Is Overe “Happy Xmas” (com a famosa letra “Então, é Natal / E o que você fez?”): um apelo pacifista pelo fim da Guerra no Vietnã.

+++ LEIA MAIS: Como Elton John ajudou John Lennon e Yoko Ono a se reconciliarem?

Iniciado em 1955, o conflito, porém, duraria até 1975. A guerra matou 2 milhões de civis, e 1,1 milhões de soldados. Desses, a grande maioria era “forças militares” formadas por fazendeiros e civis asiáticos sem muito treinamento - incluindo meninos-soldados. Com a "intenção oficial" de conter uma guerra civil entre norte e sul, a Guerra no Vietnã é vista por muitos historiadores como conflito por procuração - quando um país é usado como "meio" de briga para outros. No caso, os EUA contra a URSS.

O posicionamento de Lennon e Yoko foi bastante criticado pela imprensa e ativistas. Acusaram o casal de fazer a campanha com interesses financeiros. Lennon rebateu. O músico explicou que, se quisesse, faria uma música em uma hora, e isso daria mais dinheiro para ele do que ficar uma semana em uma cama falando de paz.

+++LEIA MAIS: John Lennon conheceu o filho Julian três dias depois do nascimento: o que ele disse?

Veja, abaixo, o apelo pela paz de John Lennon e Yoko Ono: