White Stripes acabou, informa comunicado oficial

"O White Stripes não pertence mais a Meg e Jack. O White Stripes pertence a vocês para que façam o que quiserem", diz a dupla

Da redação Publicado em 02/02/2011, às 17h19

White Stripes: banda anuncia seu fim em 2011
Reprodução/site oficial

Após 13 anos de existência, fim da linha para o White Stripes. O término da banda foi anunciado nesta quarta, 2, por meio de um comunicado postado no site oficial do Third Man Records, selo de Jack White.

"O White Stripes gostaria de anunciar que a banda acabou e que não gravará mais discos, nem fará mais shows", informou o texto. "O motivo não se trata de diferenças artísticas ou falta de vontade em continuar, tampouco problemas de saúde, já que Meg e Jack estão bem. São muitas as razões, mas sobretudo a dupla quer preservar o que há de bonito e especial na banda e manter as coisas desta forma."

Ainda dentro do texto, há aspas dos integrantes: "O White Stripes não pertence mais a Meg e Jack. O White Stripes pertence a vocês para que façam o que quiserem. A beleza da arte e da música é que ambas podem durar para sempre se as pessoas quiserem que isso aconteça. Obrigado por dividirem esta experiência. O envolvimento de vocês nunca ficará perdido em nós e somos verdadeiramente agradecidos". O comunicado ainda informa que a Third Man Records continuará lançando materiais inéditos da dupla, entre eles gravações ao vivo e de estúdio.

Nos últimos meses, muito se comentou sobre quando a dupla gravaria um novo disco. Em maio do ano passado, Jack White até havia dito que se sentia pronto para entrar em estúdio, mas parece que percalços o fizeram mudar de ideia. A última turnê do White Stripes, divulgando o álbum Icky Thump, aconteceu em 2007 (e vale lembrar que foi cancelada para que Meg pudesse cuidar dos problemas de ansiedade que estava sofrendo). O álbum ao vivo Under Great White Northern Lights (que também é o título de documentário sobre uma turnê da dupla no Canadá) foi lançado em março de 2010.