Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Whitewashing em Doutor Estranho ‘serviu como alerta’ para Marvel, comenta Kevin Feige

Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, admitiu como cometeu um erro em Doutor Estranho

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 20/05/2021, às 17h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Benedict Cumberbatch como Doutor Estranho (Foto: Reprodução/BBC)
Benedict Cumberbatch como Doutor Estranho (Foto: Reprodução/BBC)

Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, comentou o caso de whitewashing envolvendo a escolha de elenco de Tilda Swinton em DoutorEstranho (2016). A atriz branca foi escalada para o papel de Anciã, originalmente um homem asiático nos quadrinhos. "Pensávamos estar sendo tão espertos, tão ousados," disse Feige em entrevista à Men's Health. As informações são do IndieWire.

A prática de whitewashing no cinema pode ser explicada como a substituição de atores de diversas etnias por profissionais brancos. O presidente da Marvel ainda adicionou: "Não queríamos perpetuar o clichê do homem asiático idoso e sábio. Mas serviu como alerta para pensar, 'Bom, espere um pouco, não existe outra maneira de resolver? Há como, ao mesmo tempo, não cair no clichê e escalar um ator asiático?' A resposta era, claro, sim."

+++LEIA MAIS: Kevin Feige nega retorno de Chris Evans como Capitão América

Scott Derrickson, diretor envolvido com a escolha do elenco, defendeu a atitude em 2016. No mesmo ano, Tilda Swinton deu uma entrevista ao IndieWire, na qual disse: "Scott tomou a decisão com Kevin Feige e toda a equipe. [...] Mudaram o personagem para não perpetuar estereótipos raciais."

Derrickson tentou justificar a escolha, disse como "realmente sentiu que estava contribuindo para um clichê ruim," em entrevista ao The Daily Beast. No começo, queria escalar uma mulher asiática, mas teve medo de parecer muito a "Mulher Dragão," outro estereótipo de mulheres sexualmente atraentes, dominadoras e enganosas. 

+++LEIA MAIS: Algumas séries do MCU terão mais de uma temporada, segundo Kevin Feige

Para Swinton, quando o público assistisse à performance em DoutorEstranho, entenderiam a mudança no personagem. A atriz retornou ao papel de Anciã em Vingadores:Ultimato (2019).


+++ SUPLA: 'NA ARTE A GENTE TEM QUE SER ESPONTÂNEO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL