Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Will Smith quase perdeu papel em Independence Day por ser negro, diz roteirista

Segundo Dean Devlin, estúdio não achava que o ator não funcionava em 'mercados internacionais'

Redação Publicado em 05/07/2021, às 10h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Will Smith em Independence Day (Foto: Reprodução/20th Century Studios)
Will Smith em Independence Day (Foto: Reprodução/20th Century Studios)

Will Smith quase perdeu papel de Capitão Steven "Steve" Hiller no clássico Independence Day (1996) por ser negro, de acordo com o roteirista Dean Devlin em entrevista ao The Hollywood Reporter. O filme lançou há 25 anos, em 4 de julho.

Como a Entertainment Weekly apontou, é difícil imaginar alguém estrelando o blockbuster além de Smith. Roland Emmerich, diretor do filme, e Devlin disseram como a 20th Century Fox, inicialmente, recuou na escolha do protagonista de Um Maluco no Pedaço, sitcom icônica dos anos 1990.

+++LEIA MAIS: Os 3 piores - e os 3 melhores - filmes de Will Smith: de Homens de Preto a Depois da Terra [LISTA]

Na entrevista para comemorar o 25º aniversário de Independence Day, Emmerich relembrou a resposta do estúdio sobre a escolha do astro: "Não, não gostamos de Will Smith. Não está aprovado. Não funciona em [mercados] internacionais."

"Disseram: 'Você escalou um cara negro para este papel, você vai matar a bilheteria estrangeira," acrescentou Dean Devlin. "Nosso argumento era: 'Bem, o filme é sobre alienígenas. Vai ser um ótimo filme estrangeiro.' Foi uma grande batalha, e Roland realmente defendeu [Will Smith] - e finalmente vencemos essa guerra."

+++LEIA MAIS: Diretor de Independence Day 2 culpa Will Smith por fracasso do filme; entenda

O diretor também revelou como Ethan Hawke estava cotado para o papel de Steven Hiller, mas sentiu que o ator era muito jovem - definiu Smith pela combinação dele com Jeff Goldblum, intérprete de David Levinson. "Coloquei meu pé no chão. 'A Universal me liga todos os dias, então me dê esses dois atores ou mudo para lá.' Isso não seria uma possibilidade, mas foi uma grande ameaça," relembrou.

Considerado como um dos melhores filmes de ação de ficção científica de todos os tempos, segundo EW, Independence Day foi sucesso de público e crítica na época, arrecadando mais de US$ 800 milhões na bilheteria mundial.

+++LEIA MAIS: Por que Will Smith nunca interpretou um vilão?


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL