Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Will Smith comenta pior decisão que tomou na vida: ‘Não tenho orgulho’

Will Smith, astro de Homens de Preto e outros sucessos, explicou que fez escolha profissional baseada na fama, não na arte

Redação Publicado em 19/10/2020, às 09h10 - Atualizado em 03/02/2022, às 15h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Will Smith (foto: AP / Jordan Strauss)
Will Smith (foto: AP / Jordan Strauss)

Will Smith é um dos maiores atores da atualidade, e desde o começo da carreira fez papéis icônicos. O astro protagonizou a série Um Maluco no Pedaço e emplacou diversos blockbusters, como Bad Boys, Independence Day e Homens de Preto. Porém, o astro também tem arrependimentos: e um deles foi escolher trabalhar em As Loucas Aventuras de James West (1999) ao invés de Matrix (1999).

Quando começou a ser sondado em Homens de Preto, Smith já havia feito enorme sucesso em outro filme com alienígenas e passou a ser mais seletivo quando ia escolher determinado papel. "Era como se, no entanto, eu jogasse a bola, ela iria entrar," explicou o ator em entrevista ao High Snobiety. "Fiz Independence Day no ano antes. Então, estava tipo: 'É. Não vou fazer outro filme alienígena. Não quero ser o cara dos filmes de alienígena.'"

+++LEIA MAIS: Um Maluco no Pedaço: Will Smith é zoado pelo filho sempre que tenta falar sobre roupas; entenda

Após recusar o papel em Homens de Preto, Steven Spielberg ligou para o artista para tentar convencê-lo do contrário: "Faça-me um favor, não use seu cérebro para este [filme] aqui. Use meu cérebro," pediu o cineasta.

Então, Will Smith aceitou trabalhar no filme, que foi um enorme sucesso de público e crítica. Homens de Preto, cujo orçamento foi de aproximadamente US$ 90 milhões, arrecadou cerca de US$ 587 milhões na bilheteria mundial.

+++ LEIA MAIS: Um Maluco no Pedaço: Papel de Will Smith será reprisado por Jabari Banks no reboot

Além desse filme, o ator também recusou o papel de Neo em Matrix porque não entendeu a proposta das irmãs Wachowski na época. "Imagine que você está em uma luta e pula," relembrou de quando as cineastas o apresentou a ideia do longa-metragem. "Imagine se você pudesse parar de pular no meio do salto, mas as pessoas pudessem ver ao seu redor 360 enquanto você para de pular."

Porém, Will Smith vê algo bom em ter recusado trabalhar na produção: "Keanu Reeves era perfeito. Laurence Fishburne era perfeito. Se eu tivesse feito isso, porque sou negro, Morpheus não seria negro." "Eles estavam sondando Val Kilmer. Eu seria Neo.Val Kilmer ia ser Morpheus. Eu provavelmente teria bagunçado Matrix. Teria arruinado tudo, então fiz um favor a vocês," adicionou.

+++ LEIA MAIS: Will Smith, Dwayne Johnson e mais: Os 10 atores mais bem pagos de Hollywood, segundo site


As Loucas Aventuras de James West

Ao invés de Matrix, o artista escolheu trabalhar em As Loucas Aventuras de James West - e além de afirmar que se arrepende da escolha, disse ser a pior decisão que tomou na vida. "Não tenho orgulho disso. Tive tanto sucesso que comecei a sentir o gosto do sangue global e meu foco mudou da minha arte para o lucro," disse Smith, segundo o Hollywood Reporter.

Ele continuou: "Eu queria ganhar e ser a maior estrela de cinema, e o que aconteceu foi que houve um atraso — na época de As Loucas Aventuras de James West — e eu me descobri promovendo algo porque queria ganhar em vez de promover algo porque acreditava nisso."

+++ LEIA MAIS: Will Smith considera entrar para a política no futuro: 'Em algum momento irei me aventurar'