Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Windows faz 37: relembre 3 features icônicos da interface [LISTA]

Sistema operacional foi criado pela Microsoft nos anos 1980

Redação Publicado em 10/11/2020, às 11h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Microsoft Windows (Foto: Reprodução)
Microsoft Windows (Foto: Reprodução)

Aproximadamente 37 anos atrás, em 1983, a Microsoft anunciava o sistema operacional para computadores Interface Manager, que viria a ser chamado de Windows. Logo na primeira vesão, intitulada Windows 1.0, a empresa trouxe às máquinas elementos como interface gráfica e o mouse, que na época foram grandes inovações.

Além disso, o Windows 1.0 trouxe ícones, caixas de mensagens e barra de menus e rolagem, que faziam os programas e aplicativos mais simples e fáceis de aprender. O sistema também trouxe a possibilidade de mudar entre vários programas sem precisar encerrar ou reiniciar nenhum deles (via TechTudo).

+++LEIA MAIS: Astro de Superman: O Retorno explica por que o filme nunca ganhou continuação

Desde o lançamento, no dia 20 de novembro de 1985 aé os dias de hoje, o Windows evoluiu e ganhou diversas versões que marcaram gerações. Relembre 3 features icônicos da interface abaixo.


"Seu computador já pode ser desligado com segurança"

Essa mensagem aparecia para computadores do Windows 95, lançado em 24 de agosto de 1995. Além disso, essa versão trouxe também o navegador Internet Explorer, "menu iniciar" e barra de ferramentas.


Plano de fundo do Windows XP

O Windows XP, lançado no dia 24 de agosto de 2001, vinha com um dos planos de fundo mais icônicos e memoráveis do sistema. A fotografia, tirada por Charles O'Rear, era bem simples e mostrava um grande campo verde durante um dia de céu azul com algumas nuvens.

+++LEIA MAIS: HOTLIST #29


Layout do Windows 98

Um dos layouts mais queridos e lembrados do sistema operacional da Microsoft foi do Windows 98. Ele é considerado bastante fofo e também com uma estética bastante bonita - e virou até filtro dos stories do Instagram.


+++ MANU GAVASSI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes