Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Wu-Tang Clan deveria estar no Hall da Fama do Rock, diz rapper RZA

A próxima cerimônia do Hall da Fama do Rock acontece nesta sexta, 29

Rolling Stone EUA Publicado em 28/03/2019, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Grupo Wu-Tang Clan (Foto: Al Pereira/Getty Images)
Grupo Wu-Tang Clan (Foto: Al Pereira/Getty Images)

Em entrevista para a Rolling Stone EUA, RZA, líder do grupo, diz que Wu-Tang Clan deveria estar no Hall da Fama do Rock. O grupo é elegível desde 2017 e a próxima cerimônia acontece nesta sexta, 29. 

"Acho que devemos estar e eu me importo com isso'', comenta o artista. "Pode levar algum tempo até chegar lá. Mas eu acho que é bom para nós e para o rock e roll, porque o hip-hop é uma estilo de música que vem de todos os gêneros, mas definitivamente incorpora coisas do rock", diz RZA.

O rapper e produtor comparou o "espírito" do rock ao rap no que se refere à cultura jovem. “Rock e Roll tem um certo espírito. Foram os jovens dos anos 60 e 70”.

“O hip-hop é o dos anos 80 e 90 até os dias de hoje. É chamado de hip-hop, mas tem o mesmo espírito do rock no final do dia. É lírico, com histórias, música, é divergente e energético. Todas as coisas que o rock era e ainda é, o hip-hop incorpora ”, completa o rapper. 

RZA evidência em "Bring da Ruckus", um ponto de vista agressivo e de confronto com o álbum de estreia do grupo, Enter the Wu-Tang (36 Chambers).

Ao ouvir uma música como "Bring da Ruckus", eu pensei que eu estava fazendo hip-hop, mas era rock e roll. Eu não sei como eu fiz isso. Eu volto e ouço a progressão dos Beatles e do Led Zeppling, e penso: 'ah, ok, pelo menos eu estava em alguma coisa.'"

O Hall da Fama do Rock demorou para incluir hip-hop. Em 2007, o Grandmaster Flash e os Furious Five foi o primeiro grupo de rap a ser introduzido e essa inclusão foi lentamente dando as boas vindas ao gênero com Run-D.M.C, Beastie Boys, Public Enemy, N.W.A e o 2Pac.

Recentemente, o grupo se preparando para o lançamento de Wu-Tang Clan: Of Mics and Men em maio, série documental com quatro episódios que fala sobre a história e o impacto cultural dos artistas no hip hop. Além disso, aguardam e a finalização de Wu-Tang: An American Saga, a série da Hulu sobre o grupo, co-criada por RZA.

Algoritmo da Vida: novo projeto da Rolling Stone Brasil busca sintomas de depressão mas redes sociais para prevenção do suicídio: