Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Yasiin Bey, antes conhecido como Mos Def, se submete a alimentação forçada dos prisioneiros de Guantánamo

Rapper registrou a cena com o objetivo de chamar atenção para a situação de cem prisioneiros em greve de fome

Redação Publicado em 08/07/2013, às 16h02 - Atualizado às 16h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mos Def , Yasiin Bey - Reprodução/vídeo
Mos Def , Yasiin Bey - Reprodução/vídeo

Yasiin Bey, o ator e rapper anteriormente conhecido como Mos Def, se submeteu ao processo padrão a que são submetidos os prisioneiros de Guantánamo que fazem greve de fome e registrou tudo em um vídeo postado pelo jornal The Guardian.

O rapper participou voluntariamente do procedimento para chamar atenção para a alimentação forçada de cem prisioneiros de Guantánamo que participam de uma greve de fome iniciada em fevereiro. Um documento de 30 páginas chamado “Procedimento Operacional Padrão: Gerência de Medicina de detentos em greve de fome”, obtido pela Al Jazeera, detalha a ação que inclui a contenção de pés e mãos e a inserção de um tubo no nariz do prisioneiro. O número de detentos que protestam contra sua situação indefinida, em os devidos processos, é atualmente de 106 - ou seja, a maioria dos 166 que a Casa Branca afirma estarem na controversa prisão.

O Ramadã, o mês sagrado islâmico, durante o qual os muçulmanos jejuam do amanhecer ao pôr do sol, começa nesta segunda, 8. Quatro prisioneiros entraram com ação para tentar impedir a alimentação forçada no período.

Veja o vídeo (contém cenas fortes):