Pulse

Yesterday: o que mais não existiria em um mundo sem os Beatles?

O filme narra a história de um mundo em que o quarteto mais icônico da música não existe

Redação Publicado em 02/07/2019, às 11h01

None
Liam e Noel Gallagher (Foto:Reprodução/Facebook)

Yesterday, lançado no fim de junho, imagina um mundo onde os Beatles e suas músicas nunca existiram. Na história, Jack Malik (Himesh Patel) sofre um acidente e acorda em um mundo que ninguém conhece o quarteto mais icônico da história da música. 

No entanto, ao longo do filme, Jack descobre gradualmente que a banda de Liverpool não é a única coisa que desapareceu do mundo desde o seu acidente. Com isso, ele começa a pesquisar no Google outras bandas, como The Rolling Stones. Mas a banda, liderada por Mick Jagger, não foi perturbada por essa realidade paralela e Coldplay e Ed Sheeran continuaram sendo grandes imagens do estrelato global. 

+++ LEIA MAIS: O que Paul McCartney e Ringo Starr acharam do filme dos Beatles "sem os Beatles"?

Então, o que desapareceria se os Beatles não tivessem existido? 

 Oasis

A banda inglesa se junta aos Beatles como uma banda que nunca existiu na realidade paralela de Yesterday. Fortemente inspirados pelo quarteto, Oasis foi liderado pelos irmãos Noel e Liam Gallagher e teve enorme sucesso por volta dos anos 1990, quando lançaram seus álbuns Definitely Maybe e (What's The Story) Morning Glory?. O último foi o álbum mais vendido do Reino Unido da década de 1990.

No filme, os laços de Jack com o Oasis são muito pessoais: em 2004, o jovem cantou "Wonderwall"  em um show de talentos da escola e foi essa performance que fez com que o seu par romântico, Ellie, se apaixonasse por ele.

+++ LEIA MAIS: Noel Gallagher conta como foi fácil deixar o Oasis para trás

Coca-Cola

A Coca-Cola também desaparece do mundo de Yesterday. Jack descobre isso quando sua mãe lhe dá uma Pepsi e não tinha ideia do que ele estava falando quando pediu uma Coca-Cola. O desejo do jovem pelo refrigerante se tornou uma piada quando ele e seu companheiro Rocky (Joel Fry) se juntaram a Ed Sheeran para uma turnê. Em uma cena, Jack está no avião particular de Ed e passa por uma situação com a comissária de bordo ao pedir uma Coca-Cola e ela achar que ele estava pedindo cocaína. 

Cigarro

Jack descobre que cigarros não existiriam na realidade de Yesterday. Quando o personagem passa por um momento estressante em Los Angeles, ele pede ao seu amigo Rocky um cigarro e ele diz que nunca tinha ouvido falar nisso. O filme não se aprofundou nessa questão, mas isso deve significar que a indústria de cigarro não teria dado certo e que as pessoas seriam mais saudáveis por não existir mais casos de câncer de pulmão causados pelo cigarro. 

+++ LEIA MAIS: O fim dos Beatles: como caprichos e raiva destruíram a maior banda de todos os tempos

Harry Potter 

Em Yesterday, Jack descobre que Harry Potter nunca exitiu depois de ter passado a noite com Ellie e ter comparado a sua paixão por ela como a forma que Harry se sentiu quando derrotou o Lord Voldemort e ela não tinha ideia do que ele estava falando.

Não existir Harry Potter no universo de Yesterday significa que J.K. Rowling nunca escreveu os sete romances (e obras complementares) e que não existiria uma franquia de filmes, nenhuma mercadoria, nenhum spinoff de Animais Fantásticos e nenhum parque temático do Mundo Mágico de Harry Potter. 

+++ SESSION ROLLING STONE: Cynthia Luz acredita no amor puro com "Não Sou Sem Nós"