Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Yesterday: O que mais não existiria em um mundo sem os Beatles?

Yesterday narra a história de um mundo onde um dos quartetos mais icônicos da música não existe

Redação Publicado em 02/07/2019, às 11h01 - Atualizado em 20/12/2022, às 09h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Himesh Patel em Yesterday (Foto: Divulgação)
Himesh Patel em Yesterday (Foto: Divulgação)

Yesterday (2019), dirigido por Danny Boyle (Trainspotting), imagina um mundo onde os Beatles e suas músicas nunca existiram. Na história, JackMalik (Himesh Patel) sofre um acidente e acorda em uma realidade na qual ninguém conhece o quarteto mais icônico da história da música.

No entanto, ao longo do filme, Jack descobre gradualmente que a banda de Liverpool não é a única coisa que desapareceu do mundo desde o acidente dele. Com isso, começa a pesquisar no Google outras bandas, como The Rolling Stones. Mas a banda, liderada por Mick Jagger, não foi perturbada por essa realidade paralela e Coldplay e Ed Sheeran continuaram sendo grandes imagens do estrelato global.

+++ LEIA MAIS: O que Paul McCartney e Ringo Starr acharam do filme dos Beatles "sem os Beatles"?

Então, o que desapareceria se os Beatles não tivessem existido?


Oasis

Oasis
Noel e Liam Gallagher formavam Oasis (Foto: John Gichigi/Getty Images)

A banda inglesa se junta aos Beatles como uma banda que nunca existiu na realidade paralela de Yesterday. Fortemente inspirados pelo quarteto, Oasis foi liderado pelos irmãos Noel e Liam Gallagher e teve enorme sucesso por volta dos anos 1990, quando lançaram seus álbuns Definitely Maybe e (What's The Story) Morning Glory?. O último foi o álbum mais vendido do Reino Unido da década de 1990.

+++LEIA MAIS: Noel Gallagher conta como foi fácil deixar o Oasis para trás

No filme, os laços de Jack com o Oasis são muito pessoais: em 2004, o jovem cantou "Wonderwall"  em um show de talentos da escola e foi essa performance que fez com que o seu par romântico, Ellie, se apaixonasse por ele.


Coca-Cola

A Coca-Cola também desaparece do mundo de Yesterday. Jack descobre isso quando sua mãe lhe dá uma Pepsi e não tinha ideia do que ele estava falando quando pediu uma Coca-Cola. O desejo do jovem pelo refrigerante se tornou uma piada quando ele e seu companheiro Rocky (Joel Fry) se juntaram a Ed Sheeran para uma turnê. Em uma cena, Jack está no avião particular de Ed e passa por uma situação com a comissária de bordo ao pedir uma Coca-Cola e ela acreditar que ele estava pedindo cocaína.

+++ LEIA MAIS: O fim dos Beatles: como caprichos e raiva destruíram a maior banda de todos os tempos


Cigarro

Jack descobre que cigarros não existiriam na realidade de Yesterday. Quando o personagem passa por um momento estressante em Los Angeles, ele pede ao seu amigo Rocky um cigarro e ele diz que nunca ouvira falar nisso. O filme não se aprofundou nessa questão, mas isso deve significar que a indústria de cigarro não teria dado certo e que as pessoas seriam mais saudáveis por não existir mais casos de câncer de pulmão causados pelo cigarro.


Harry Potter 

Em Yesterday, Jack descobre que Harry Potter (2001) nunca existiu após ter passado a noite com Ellie e comparado a paixão dele por ela como a forma que Harry se sentiu quando derrotou o Lord Voldemort e ela não tinha ideia do que ele estava falando.

+++ SESSION ROLLING STONE: Cynthia Luz acredita no amor puro com "Não Sou Sem Nós" 

Não existir Harry Potter no universo de Yesterday significa que J. K. Rowling nunca escreveu os sete romances (e obras complementares) e que não existiria uma franquia de filmes, nenhuma mercadoria, nenhum spinoff de Animais Fantásticos e nenhum parque temático do Mundo Mágico de Harry Potter.