Yoko Ono disponibiliza documentário sobre o Bed-In com John Lennon

Bed Peace retrata o protesto pacífico feito pelo casal em 1969, que culminou na canção “Give Peace a Chance”; assista aqui

Da redação Publicado em 15/08/2011, às 16h47

Bed Peace mostra a lua de mel de John Lennon e Yoko Ono durante período de protesto a favor da paz
Reprodução/YouTube

Como forma de incentivar os pacifistas ao redor do mundo, Yoko Ono disponibilizou no último sábado, 13, o documentário Bed Peace para exibição gratuita no YouTube. O longa mostra a lua de mel de Yoko e John Lennon - que foi transformada no chamado Bed-In, protesto pacífico da dupla: em plena Guerra do Vietnã, os dois decidiram ficar duas semanas na cama, uma delas em um hotel em Amsterdã, em março de 1969, durante a lua de mel; e posteriormente, em maio, em Montreal. No segundo, nasceu a canção "Give Peace a Chance".

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil - na íntegra e gratuitamente!

Em comunicado divulgado junto ao documentário, Yoko Ono se pronunciou brevemente sobre sua proposta ao exibir Bed Peace na íntegra agora, já que ele só foi lançado em VHS. Leia abaixo:

"Em 1969, John e eu fomos muito ingênuos ao achar que fazer o Bed-In ajudaria a mudar o mundo. Bem, pode ter ajudado. Mas na época, não sabíamos. Mas foi bom que filmamos tudo. O filme é poderoso agora. O que dissemos naquela época poderia ter sido dito agora.

Na verdade, há coisas que dissemos no filme que podem dar coragem e inspiração aos ativistas de hoje. Boa sorte a todos nós. Vamos lembrar que a GUERRA ACABA se nós quisermos. Depende de nós, e de ninguém mais. John iria querer ter dito isso."

A princípio, Bed Peace ficaria no ar por apenas 48 horas, mas devido ao grande número de pedidos dos fãs, permanecerá em exibição no YouTube até o próximo domingo, 21. Assista abaixo ao documentário, em inglês: