Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

YouTube cria concurso para orquestra colaborativa

Internautas devem enviar vídeos tocando sinfonia composta exclusivamente para o evento; vencedores se apresentam no Carnegie Hall, em NY

Da redação Publicado em 02/12/2008, às 13h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O YouTube lançou um concurso de vídeos para montar a "primeira orquestra colaborativa on-line" do mundo. A competição vai reunir músicos de todo o mundo em uma apresentação marcada para abril de 2009. Assista abaixo ao vídeo sobre a iniciativa.

Para participar, os internautas devem se inscrever na página do concurso e enviar um vídeo tocando a "sinfonia da internet", composta especialmente para o evento, e uma outra música clássica, de livre escolha. Partituras para diversos instrumentos estão disponíveis no canal do concurso.

O tema "Internet Symphony No. 1 Eroica'' foi composto pelo chinês Tan Dun, responsável pelo tema das Olimpíadas e ganhador do Oscar e do Grammy (ambos pelo trilha original de O Tigre e o Dragão).

"A Orquestra Sinfônica do YouTube é o primeiro programa deste tipo, e transformará apresentações individuais em um sinfonia global, mudando a maneira em que músicos se conectam através da Internet", afirma texto publicado no blog do site. O prazo para as inscrições termina em 28 de janeiro.

Músicos de orquestras profissionais vão selecionar um grupo de semifinalistas. A partir de fevereiro, os escolhidos serão divulgados, e os internautas poderão escolher os finalistas por meio de votação. Os vencedores apresentam a sinfonia na lendária casa de shows Carnegie Hall, em Nova York, além de participarem de aulas sobre música clássica durante três dias. Todas as despesas serão pagas pelo Google, detentor dos direitos sobre o YouTube.