10 mil espécies correm risco de extinção na Amazônia, mostra relatório

Desmatamento na Amazônia resulta em risco de extinção para plantas e animais

Redação Publicado em 16/07/2021, às 12h18

None
Desmatamento da Amazônia (Foto: Victor Moriyama/Getty Images

Um relatório científico do Painel Científico para a Amazônia apontou que mais de 10 mil espécies de plantas e animais estão em risco de extinção na Amazônia devido ao desmatamento na floresta. 

Segundo o UOL, o relatório de 33 capítulos agrupa pesquisas de 200 cientistas ao redor do mundo, e alerta para o perigo da destruição da Amazônia para as espécies e da floresta e para o clima do mundo. São mais de 8 mil plantas endêmicas e 2.300 animais em risco de extinção.

+++LEIA MAIS: Com recorde de desmatamento, Ibama tem apenas 26% de analistas necessários para fiscalização

Conforme apresentado pelo relatório, 35% da floresta já foi desmatada ou degradada. Assim, para que as espécies não sofram risco e extinção, é essencial a redução da destruição da floresta a zero em menos de dez anos.


Carbono e Amazônia

Outro ponto essencial na discussão sobre o desmatamento é o carbono. A Amazônia absorve e armazena o gás, que tem relação direta com as mudanças climáticas. Conforme o relatório, solo e a vegetação da floresta guardam 200 bilhões de toneladas de carbono — mais de cinco vezes todas as emissões anuais de CO2 em escala mundial.

+++LEIA MAIS: Com recordes de destruição da Amazônia, Bolsonaro promete zerar desmatamento ilegal até 2030

Com isso, os riscos decorrentes da destruição da Amazônia são irreversíveis e muito graves. Em adição ao declínio da biodiversidade, as mudanças climáticas podem ser catastróficas.

Desde que Jair Bolsonaro (sem partido) se elegeu, a destruição da Amazônia vem batendo recorde, chegando, em 2020, à maior taxa em 12 anos. Por isso, segundo o UOL, governos estrangeiros e ONGs têm duras críticas ao governo brasileiro.

+++LEIA MAIS: Depois de seis anos, Amazônia bate recorde de desmatamento em março


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL