Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

10 mil espécies correm risco de extinção na Amazônia, mostra relatório

Desmatamento na Amazônia resulta em risco de extinção para plantas e animais

Redação Publicado em 16/07/2021, às 12h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Desmatamento da Amazônia (Foto: Victor Moriyama/Getty Images
Desmatamento da Amazônia (Foto: Victor Moriyama/Getty Images

Um relatório científico do Painel Científico para a Amazônia apontou que mais de 10 mil espécies de plantas e animais estão em risco de extinção na Amazônia devido ao desmatamento na floresta. 

Segundo o UOL, o relatório de 33 capítulos agrupa pesquisas de 200 cientistas ao redor do mundo, e alerta para o perigo da destruição da Amazônia para as espécies e da floresta e para o clima do mundo. São mais de 8 mil plantas endêmicas e 2.300 animais em risco de extinção.

+++LEIA MAIS: Com recorde de desmatamento, Ibama tem apenas 26% de analistas necessários para fiscalização

Conforme apresentado pelo relatório, 35% da floresta já foi desmatada ou degradada. Assim, para que as espécies não sofram risco e extinção, é essencial a redução da destruição da floresta a zero em menos de dez anos.


Carbono e Amazônia

Outro ponto essencial na discussão sobre o desmatamento é o carbono. A Amazônia absorve e armazena o gás, que tem relação direta com as mudanças climáticas. Conforme o relatório, solo e a vegetação da floresta guardam 200 bilhões de toneladas de carbono — mais de cinco vezes todas as emissões anuais de CO2 em escala mundial.

+++LEIA MAIS: Com recordes de destruição da Amazônia, Bolsonaro promete zerar desmatamento ilegal até 2030

Com isso, os riscos decorrentes da destruição da Amazônia são irreversíveis e muito graves. Em adição ao declínio da biodiversidade, as mudanças climáticas podem ser catastróficas.

Desde que Jair Bolsonaro (sem partido) se elegeu, a destruição da Amazônia vem batendo recorde, chegando, em 2020, à maior taxa em 12 anos. Por isso, segundo o UOL, governos estrangeiros e ONGs têm duras críticas ao governo brasileiro.

+++LEIA MAIS: Depois de seis anos, Amazônia bate recorde de desmatamento em março


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL