Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

17 milhões de pessoas com mais de 40 anos não se vacinaram contra Covid-19

Segundo cálculo da plataforma Info Tracker, número corresponde a 20% dos brasileiros com mais de 40 anos

Redação Publicado em 15/07/2021, às 09h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)

17 milhões de pessoas com mais de 40 anos (aproximadamente 20% da população dessa faixa etária) ainda não se vacinou contra a Covid-19 no Brasil. Segundo o UOL, a Info Tracker, plataforma de monitoramento de dados das universidades USP e Unesp, usou a base de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para chegar nesse número.

O dado foi obtido por meio do cruzamento do tamanho de cada faixa etária com o total de primeiras doses e doses únicas aplicadas por idade, conforme registrado pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações).

+++LEIA MAIS: Responsabilização de Bolsonaro está mais próxima, aponta CPI da Covid

Apesar do cruzamento de dados, o Ministério da Saúde afirma que cerca de 5,1 milhões de vacina contra a Covid-19 aplicadas no Brasil desde janeiro ainda não foram contabilizadas no próprio banco de dados. Por isso, a Info Tracker realizou uma distribuição desse total:

"Para que não houvesse distorção, distribuímos esse número —na mesma proporção informada pelo painel— entre todas as faixas de idade que já receberam a primeira dose", explicou ao UOL o coordenador da Info Tracker,Wallace Casaca.

+++LEIA MAIS: Adesão à vacina contra Covid-19 chega a 94%, recorde no Brasil

Noaldo Lucena, infectologista da Fundação de Medicina Tropical de Manaus, acredita que a porcentagem de não vacinados é alto porque se trata de uma faixa etária maior. Além disso, o profissional lembrou que a imunização dessa população continua em cidades do interior, apesar de ter acabado recentemente nas capitais.

Devido à importância da vacinação para superar a pandemia de Covid-19 no país, o infectologista Noaldo Lucena acredita que o governo não pode deixar de lado a população que ainda não foi em um posto de saúde para se imunizar — e cita campanhas publicitárias como uma forma de chamamento.


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL