Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 anos do impeachment de Dilma: 'Corrosão da democracia começou com golpe de 2016', diz ex-presidente

Em entrevista, Dilma criticou Jair Bolsonaro e afirmou que atual situação do país é consequência do impeachment de 2016

Redação Publicado em 30/08/2021, às 13h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dilma Roussef (Foto: Mario Tama/Getty Images)
Dilma Roussef (Foto: Mario Tama/Getty Images)

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) deu entrevista à revista Focus Brasil, da Fundação Perseu Abramo, sobre a atual situação política no governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e as consequências do impeachment que sofreu em 2016.

Na terça, 31, completa-se 5 anos desde o impeachment de Dilma Rousseff, e a ex-presidente afirma que a destituição em 2016 foi o processo inicial da “corrosão da democracia” — e Bolsonaro representaria a possibilidade do “golpe dentro do golpe”.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro chama Lula de ‘filho do capeta’ e diz: ‘Se esse cara voltar, nunca mais vai sair’

“O golpe ocorreu em 31 de agosto de 2016. O que estamos vivendo agora é a possibilidade de um novo golpe baseado nas formas derivadas da guerra híbrida. Lá atrás, houve um golpe parlamentar, judiciário e midiático. Mas, sobretudo, um golpe do setor financeiro, do capitalismo financeirizado. Um golpe neoliberal. Não houve uma intervenção clássica militar, mas uma manipulação das regras legais”, afirmou (via Brasil 247).

Ela continuou: “O golpe não foi brando. Não foi nada brando. E, lembre-se, o golpe vem em etapas. É um processo. O Golpe de 2016 é o ato zero do golpe, é o ato inaugural, mas o processo continua. É o pecado original dessa crise que o país atravessa. É a partir dali que se desenrola todo o processo golpista.”

+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a atacar PT: ‘Estou pagando as contas dos caras’

Dilma Rousseff acredita que a sua destituição em 2016 teve “consequências desastrosas” para o Brasil, e destacou o congelamento de investimentos em políticas públicas com o teto de gastos e a devastação ambiental.

Segundo a ex presidente (via Brasil 247), a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022 seria o início da reconstrução do Brasil. No entanto, Rousseff afirma que o processo será difícil, principalmente por alguns efeitos serem “permanentes” e difíceis de serem revertidos.

+++LEIA MAIS: ‘Perdemos porque faltou voto’, diz vice de Aécio após Bolsonaro falar em ‘fraude’

“Vai haver muita dificuldade. Na área ambiental, por exemplo, alguns efeitos da política de devastação promovida podem ser permanentes. Não sei… O que houve de deterioração, por exemplo, quanto às reservas indígenas, é preocupante. Eu estou preocupada,” afirmou.

Em relação à destruição do meio-ambiente, principalmente a Amazônia, a ex-presidente acredita se tratar da “maior tragédia” decorrente do impeachment que sofreu há 5 anos, em agosto de 2016:

+++LEIA MAIS: 'Quem não está contente comigo, tem Lula em 2022’, diz Bolsonaro após se irritar com apoiadora

“Não tem volta, né? Tem coisas que você destrói na natureza que leva décadas e às vezes até séculos para reconstruir. O que eles estão fazendo na Amazônia é um absurdo. Abriram a Amazônia para uma coisa que nós jamais permitimos e nenhum governo anterior: a entrada das grandes empresas mineradoras,” afirmou.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!