Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Anvisa autoriza estudo de proxalutamida, remédio citado por Bolsonaro

Após receber alta de hospital, Bolsonaro citou o remédio proxalutamida como tratamento para Covid-19, mas a eficácia ainda não é comprovada cientificamente

Redação Publicado em 19/07/2021, às 14h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A proxalutamida está sendo estudada atualmente para tratmento de câncer de próstata e mama (Foto: Scott Barbour/Getty Images)
A proxalutamida está sendo estudada atualmente para tratmento de câncer de próstata e mama (Foto: Scott Barbour/Getty Images)

Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu alta hospitalar no domingo, 18, após ficar internado para tratar uma obstrução intestinal. Na saída, o presidente indicou a proxalutamida, sem eficácia comprovada, como tratamento para a Covid-19 — e nesta segunda, 19, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou o estudo do remédio no Brasil.

Segundo anúncio da Anvisa, foi autorizado um estudo clínico do medicamento para analisar segurança e eficácia da proxalutamida na redução da infecção viral e no processo inflamatório causado pela Covid-19

+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a atacar vacina Coronavac: ‘Não tem comprovação científica’

Quando saiu do hospital, Bolsonaro disse ter lido estudos do CDC (Centro de Controle de Doenças) dos Estados Unidos, e pediu a realização de ensaios clínicos com o remédio no Brasil. O presidente também falou sobre um encontro com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para tratar sobre a droga.

Conforme divulgado pela Anvisa, o estudo de fase 3 será realizado com participantes ambulatoriais do sexo masculino com sintomas leves e moderados da Covid-19. Ao todo, são 50 voluntários: 12 em Roraima e 38 em São Paulo — e o ensaio é patrocinado pela empresa chinesa Suzhou Kintor Pharmaceuticals.

+++LEIA MAIS: Governo Bolsonaro ignorou oferta de 60 milhões de vacinas, diz diretor do Butantan

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) comentou sobre o remédio nas redes sociais. O filho do presidente publicou um vídeo sobre estudos com a proxalutamida; confira abaixo:

Proxalutamida

O medicamento anti-androgênico também está em estudos para tratamento de câncer de próstata e mama, mas ainda não há comprovação científica da eficácia e segurança da proxalutamida.

+++LEIA MAIS: Há 9 meses, Governo Federal ignorou proposta de 18 milhões de doses da vacina Pfizer

Em entrevista ao UOL, o virologista Rômulo Neris, selecionado para estudar a Covid-19 com uma bolsa da Dimensions Sciences, explicou que ainda não há aprovação para o uso do tratamento.

"Ao contrário de outras drogas estudadas contra a covid-19 como a cloroquina e a ivermectina, a proxalutamida não é um reposicionamento de um fármaco, ou seja, ele não é utilizado para tratar outra coisa e está sendo testado para a covid. Ele ainda está em fase de testes para casos de câncer de mama e próstata resistente à castração", explica. "Está na fase 3 dos testes no câncer de próstata e na fase 1 para o câncer de mama," disse.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro divulga chá sem eficácia contra Covid-19 e afirma que doença ‘tem cura’


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL