Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Após Macron exigir vacinação para frequentar bares, 1.7 milhão de franceses correm para se imunizar

Após o pronunciamento do presidente Emmanuel Macron, site de agendamento de vacinas na França caiu

Redação Publicado em 14/07/2021, às 12h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)

O presidente da França Emmanuel Macron fez um anúncio na segunda, 12, de que a vacinação seria exigida para frequentar locais de cultura e lazer, como bares. Depois do pronunciamento do Chefe de Estado, 1,7 milhão de franceses correram para se imunizar.

Logo após o anúncio, 2,5% da população (mais de 1,7 milhão de franceses) agendaram horários de vacinação na segunda ou na terça. Segundo a Folha de S. Paulo, o primeiro-ministro francês, Jean Castex, explicou que apenas na terça (13) 792.339 pessoas receberam uma dose do imunizante contra a Covid-19

+++LEIA MAIS: Macron leva tapa no rosto durante viagem ao sul da França; assista ao vídeo

O agendamento de horários é realizado pelo Doctolib, uma das maiores plataformas do país de assuntos médicos. Meia hora pós o pronunciamento de Macron, a procura foi tão grande que o site caiu. Uma hora após a declaração do presidente, o portal registou 20 mil reservas de horário por minuto.

Vacinação na França

A média de vacinação na França estava em alta, até que em 1º de julho o número começou a cair, segundo dados do site Our World in Data, da Universidade de Oxford. Segundo o médico francês Michaël Rochoy (via Folha), boa parte dessas pessoas estava indecisa: “O discurso de Macron teve um efeito desencadeador para esses cidadãos.”

+++LEIA MAIS: Falta de conhecimento em inglês dificultou resposta sobre consórcio de vacina, diz Ministério da Saúde

A medida anunciada presidente da França Emmanuel Macron determina que espetáculos, parques de diversão, shows ou festivais partir de 21 de julho só poderão ser frequentados por pessoas com certificado de vacinação, ou teste negativo para Covid-19. Para cafés, restaurantes, trens e ônibus de longa distância, a medida passará a valer em agosto.


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL