Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ativista contra máscaras morre de covid-19 aos 30 anos nos EUA

Caleb Wallace, de 30 anos, morreu no último sábado, 28 de agosto, após complicações causadas pela covid-19

Redação Publicado em 30/08/2021, às 20h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Caleb Wallace, norte-americano que liderou o movimento anti máscaras contra covid-19 (Foto: Reprodução/Twitter)
Caleb Wallace, norte-americano que liderou o movimento anti máscaras contra covid-19 (Foto: Reprodução/Twitter)

Caleb Wallace, de 30 anos, um líder do movimento contra o uso de máscaras de proteção, morreu no último sábado, 28 de agosto, após um mês hospitalizado por complicações da covid-19, de acordo com informações da agência de notícias AP, citando o jornal local San Angelo Standard-Times.

Wallace deixou a esposa grávida, Jessica, além de três filhas: “Caleb faleceu em paz. Viverá para sempre em nossos corações e mentes”, afirmou a companheira, quem também revelou que, quando começou a apresentar sintomas, o marido tomou doses altas de vitamina C, comprimidos de zinco se medicou com Ivermectina, fármaco usado no tratamento de vários tipos de infestações por parasitas, sem eficácia comprovada no combate ao coronavírus, segundo o jornal The New York Times.

+++LEIA MAIS: Eduardo Bolsonaro toma vacina contra covid-19 e agradece: 'Graças ao governo Bolsonaro'

Wallace organizou um protesto em San Angelo, no Texas (EUA), em 4 de julho de 2021 — Dia da Independência dos Estados Unidos — para se manifestar contra o uso de máscaras de proteção e o lockdown pelo qual o país passava na época. Além disso, o movimento também rejeitava quaisquer evidências científicas sobre a covid-19, de acordo com o El País Brasil, e criticavam a cobertura da mídia da pandemia.

O ativista fundou o San Angelo Freedom Defenders (Defensores da Liberdade de San Angelo, em tradução livre), pois dizia preferir "manter sua liberdade" a ser dominado pelo controle do governo. Wallace se negou a realizar testes para identificar a doença e foi hospitalizado em 30 de julho de 2021. Em 8 de agosto, ficou inconsciente, foi internado na UTI e entubado: "Era muito cabeça dura. Não queria ir ao médico, pois não queria virar parte da estatística dos testes da covid-19," disse Jessica Wallace.

+++LEIA MAIS: Ministério da Saúde anuncia 3ª dose de vacina contra covid-19 para 15 de setembro


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!