Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bolsonaro atacou imprensa 87 vezes no 1º semestre de 2021, diz ONG

Relatório da ONG Repórteres Sem Fronteiras apontou que ataques de Bolsonaro à imprensa aumentaram 74% em relação ao 2º semestre de 2020

Redação Publicado em 28/07/2021, às 10h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro (foto: Andressa Anholete, Getty Images)
Jair Bolsonaro (foto: Andressa Anholete, Getty Images)

Jair Bolsonaro (sem partido) atacou a imprensa, pelo menos, 87 vezes no primeiro semestre de 2021. Segundo relatório da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgado nesta quarta, 28, o número representa um aumento de 74% em relação ao segundo semestre de 2020.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, em comparação com os outros agentes monitorados pela ONG, Bolsonaro foi o que mais atacou a imprensa. O total de agressões monitoradas por autoridades públicas do alto escalão foi de 331 — aumento de 5,4% relacionado aos últimos seis meses de 2020.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro entra na lista de ‘predadores da liberdade de imprensa’

A família Bolsonaro foi responsável por 293 (88%) do total de ataques: 84 do presidente, 85 agressões do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), 83 do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e 38 ataques feitos pelo senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ).

Os ataques de Bolsonaro a veículos e jornalistas desde o início do mandato fizeram com que o presidente entrasse na lista de chefes de Estado considerados predadores da liberdade de imprensa, segundo a ONG.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a atacar imprensa e manda repórter calar a boca: 'Vocês são uns canalhas'

Emmanuel Colombié, diretor do escritório regional da ONG RSF para a América Latina, disse à Folha sobre as ações do presidente brasileiro: "Tensões entre governos e a imprensa não são novidade. Mas, com o presidente Jair Bolsonaro, vemos um ponto de inflexão, os atritos esporádicos foram substituídos por uma política deliberada de desmoralização e ataques sistemáticos ao jornalismo promovidos por autoridades das mais altas esferas de poder. A normalização desse cenário é um ataque aos princípios básicos da democracia."

Segundo o diretor, o levantamento da ONG representa a violação de compromissos do Brasil sobre a liberdade de expressão: "O Estado tem a obrigação de prevenir episódios de violência contra a imprensa, o que inclui adotar um discurso público que não aumente a vulnerabilidade dos jornalistas diante dos riscos aos quais estão confrontados. O governo brasileiro age de forma diametralmente oposta."

+++LEIA MAIS: Bolsonaro chama repórter de ‘idiota’ na Bahia: ‘Não tem o que perguntar?’

Procurada pela Folha de S. Paulo, a secretaria de comunicação da Presidência não respondeu à reportagem sobre o levantamento da ONG Repórteres Sem Fronteiras em relação aos ataques à imprensa.


+++ RS TRENDING | CONHEÇA OLIVIA RODRIGO: VIDA, RECORDES, SOUR E MAIS!