Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bolsonaro diz que não teve intenção de 'agredir' poderes nos atos de 7 de Setembro; entenda

O presidente Jair Bolsonaro divulgou texto ‘Declaração à Nação’ para afirmar que não teve intenção de 'agredir' poderes em declarações nos atos

Redação Publicado em 09/09/2021, às 17h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)

Jair Bolsonaro (sem partido) divulgou um texto nomeado “Declaração À Nação” nesta quinta, 9 de setembro, no qual afirma que nunca teve "intenção de agredir quaisquer dos poderes" durante atos pró-governo realizados em 7 de Setembro.

Segundo o G1, a declaração foi um conselho que Michel Temer deu a Bolsonaro para divulgar um “manifesto de pacificação”. Os dois se encontraram nesta quinta, 9, para discutirem a crise institucional.

+++LEIA MAIS: Marcelo Adnet imita Bolsonaro em áudio e manda caminhoneiros dançarem 'Macarena'; ouça

Apesar de objetivo ser a “pacificação”, no texto, o presidente Jair Bolsonaro continua a creditar a crise institucional às decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

No texto “Declaração À Nação”, o presidente também diz que "as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de 'esticar a corda', a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia".

+++LEIA MAIS: Bolsonaristas falam em 'estado de sítio' que não ocorreu; assista aos vídeos

Segundo a jornalista Delis Ortiz, da TV Globo, Michel Temer promoveu um contato telefônico entre Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes durante o encontro — e a conversa teria sido amena e institucional.

Durante o texto, Bolsonaro procurou justificar algumas das declarações durante o ato de 7 de Setembro: "Quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum."

+++LEIA MAIS: Greve dos Caminhoneiros: Bolsonaro pede liberação das estradas, mas paralisação continua

Nas manifestações, o presidente fez duros ataques aos ministros do STF, e mandou recado ao presidente da Corte, Luiz Fux: "Ou o chefe desse poder enquadra o seu [Alexandre de Moraes] ou esse poder pode sofrer aquilo que nós não queremos".

Confira na íntegra o texto divulgado por Jair Bolsonaro (via G1):

+++LEIA MAIS: Apoiadores de Bolsonaro tentam invadir Ministério da Saúde; assista ao vídeo

Declaração à Nação

No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer:

1. Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar.

2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news.

3. Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de “esticar a corda”, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia.

4. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum.

5. Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes.

6. Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal.

7. Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país.

8. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição.

9. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles.

10. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil.

DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA

Jair Bolsonaro
Presidente da República federativa do Brasil