Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bolsonaro entra com ação no STF para proibir abertura de inquérito sem aval do MP; entenda

O presidente Bolsonaro entrou com ação na quinta, 19, para questionar a constitucionalidade de decisões do STF

Redação Publicado em 20/08/2021, às 12h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta, 19. O objetivo do chefe de Estado é impedir o tribunal de abrir inquérito por iniciativa própria, sem pedido do Ministério Público Federal (MP)

Por meio da medida, Bolsonaro quer contestar a constitucionalidade das decisões do STF, como o Inquérito das Fake News. Conforme noticiado pelo G1, a ação foi assinada pelo presidente e pelo advogado-geral da União, Bruno Bianco, e questiona o artigo 43 do regimento interno do Supremo, que deu origem ao inquérito das "fake news".

+++LEIA MAIS: Governadores assinam carta em solidariedade ao STF contra ameaças de Bolsonaro

O inquérito das fake news foi aberto de ofício, sem pedido do MP, em março de 2019 pelo então presidente do STF, ministro Dias Toffoli. O objetivo da investigação é apurar as notícias fraudulentas e ameaças a ministros do tribunal.

Devido aos ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro, assim como à runa eletrônica, o Tribunal Superior Eleitoral pediu que o presidente fosse adicionado ao inquérito das fake news — e o ministro Alexandre de Moraes acatou a solicitação em 4 de agosto.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro convoca 'contragolpe' em mensagem no WhatsApp, diz site

Segundo reportagem do G1, O artigo 43, questionado por Bolsonaro, prevê que "ocorrendo infração à lei penal na sede ou dependência do Tribunal, o Presidente instaurará inquérito, se envolver autoridade ou pessoa sujeita à sua jurisdição, ou delegará esta atribuição a outro Ministro". Dessa forma, a ação do presidente pede a suspensão provisória do artigo enquanto o tribunal não julga o pedido.

Entre os argumentos do governo, está a forma de interpretação do artigo. A ação afirma que ela permite violações de diretos, assim como representa um instrumento que dificulta a atuação do Ministério Público Federal.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro espera ‘norte do povo’ para agir: ‘Sou leal aos brasileiros’

Ataques de Bolsonaro ao STF

Desde que Bolsonaro foi adicionado ao inquérito das fake news, o presidente aumentou os ataques ao Supremo Tribunal Federal, principalmente aos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

Na última quinta, 19, em viagem ao Cuiabá, Bolsonaro comparou as ações do STF a uma “ditadura”: "Não se pode abrir um processo contra o presidente da República sem ouvir o Ministério Público, isso é ditadura. Quem age dessa maneira não é digno de estar dentro daquela corte. Me submeto sem problemas a qualquer processo legal, já estipularam até pena para mim por ser contra atualmente à maneira de se fazer eleições."

+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a atacar o STF: 'Isso é ditadura'

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) fez ameaças ao STF na quinta, 19, durante participação no programa "Agora com Lacombe", apresentado pelo jornalista bolsonarista Luís Ernesto Lacombe na RedeTV!.

O filho de Jair Bolsonaro afirmou: “Prendem por fake news. Prendem por atos antidemocráticos. O que é um ato antidemocrático? Prendem por milícia virtual. Vai chegar uma hora em que essas ordens da mais alta Corte do judiciário nacional não vão ser cumpridas, infelizmente. Se continuar desse jeito.”

+++LEIA MAIS: Bolsonaro diz que eleições de 2022 não serão confiáveis: 'Querem eleger na fraude'


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!