Brasil decide enviar bombeiros e insumos para o Haiti, diz Itamaraty

Devido ao terremoto que atingiu o Haiti no sábado, 14, o Brasil decidiu ajudar com bombeiros e insumos

Redação Publicado em 19/08/2021, às 15h02

None
Terremoto da magnitude 7,2 atingiu o Haiti no sábado, 14 (Foto: Richard Pierrin/Getty Images)

O Haiti foi atingido por um forte terremoto no sábado, 14, que deixou, por enquanto, mais de dois mil mortos. Para ajudar o país, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) informou que o Brasil vai enviar bombeiros e insumos.

O anúncio feito nesta quinta, 19, afirma que o cargueiro da Força Aérea com profissionais e insumos vai partir para o Haiti no final de semana, e atende o pedido de ajuda humanitária feito pelo governo haitiano.

+++LEIA MAIS: Presidente do Haiti é assassinado a tiros, diz primeiro-ministro

Em nota publicada pelo G1, o Itamaraty explica: "O governo haitiano manifestou interesse em receber assistência internacional para atendimento às vítimas e às ações pós-desastre. Em resposta, o Governo brasileiro decidiu enviar missão humanitária multidisciplinar ao Haiti, a ser transportada por aeronave cargueira KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira. A partida é prevista para o próximo fim de semana."

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os bombeiros a caminho do Haiti são especialistas em buscas de destroços urbanos. O terremoto destruiu diversos prédios e casas, e várias pessoas seguem desaparecidas.

+++LEIA MAIS: Desigualdade bate recorde na pandemia e renda média brasileira é a pior desde 2012

"A missão deverá ser composta por equipes de bombeiros peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas, além de contar com "kits" de medicamentos e insumos estratégicos para a assistência farmacêutica emergencial, doados pelo Ministério da Saúde", afirmou a nota.

Terremoto no Haiti

No sábado, 14, um terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter atingiu o Haiti. Foram identificados mais de dois mil mortos, mas a tempestade tropical Grace, que também atinge o país, dificulta as buscas.

+++LEIA MAIS: O dia que Two Door Cinema Club tocou tão bem que causou terremoto na Inglaterra [FLASHBACK]

Segundo a BBC, mais de 30 mil pessoas ficaram desalojadas e estão em busca de comida e refúgio, dormindo sobre plástico em abrigos improvisados. 2.868 edificações foram destruídas e 5.410 danificadas. Além disso, 12 mil pessoas se feriram com o terremoto.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!