Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Canais bolsonaristas apagam mais de 200 vídeos com ataques às eleições

As publicações dos canais bolsonaristas foram deletadas após o TSE determinar o fim de repasses a plataformas investigadas por fake news

Redação Publicado em 19/08/2021, às 11h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bolsonaro de máscara olha para o lado (Foto: Andre Coelho/Getty Images)
Bolsonaro de máscara olha para o lado (Foto: Andre Coelho/Getty Images)

Canais favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apagaram mais de 200 vídeos com ataques as eleições e urnas eletrônicas. As publicações foram deletadas após o Tribunal Superior Eleitoral (STF) determinar o fim de repasses de recursos financeiros a plataformas investigadas por disseminar fake news.

Segundo reportagem do O Globo, o levantamento foi feito pela empresa Novelo Data, que filtrou as publicações a partir de palavras-chave. Segundo a análise, o canal com mais vídeos excluídos foi o do youtuber Gustavo Gayer.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro bloqueou ao menos 176 perfis nas redes sociais, diz relatório

A conta tem 500 mil inscritos e apagou 59 postagens. Além disso, o canal já teve publicações removidas por disseminar notícias falsas sobre a pandemia de covid-19. Em relatório do YouTube à CPI da Covid, a conta consta como o segundo canal que mais arrecadou com monetização de vídeos com informações falsas: R$ 40,7 mil.

Com soma de 800 mil seguidores, dois canais ligados ao bolsonarista Fernando Lisboa também deletaram publicações. Segundo o levantamento, as contas excluíram um vídeo com referências à live de Bolsonaro com alegações falsas de fraudes na urna e outra filmagem nomeada "Lula só GANHA com Fraude nas Urnas".

+++LEIA MAIS: Bolsonaro quer aprovar decreto que limita atuação de redes sociais

O canal “O Jacaré de Tanga” tirou do ar (ou colocou em modo privado) 26 vídeos. Mantida pelo ex-candidato a prefeito de Mogi das Cruzes Felipe Lintz (PRTB), a conta tem mais de 1,2 milhão de inscritos.

Em declaração ao O Globo, Guilherme Felitti, da empresa Novelo Data, afirmou que a prática de apagar vídeos é comum nos dias seguintes às ações do TSE, STF, Polícia Federal e outras instituições.

+++LEIA MAIS: YouTube remove vídeos de Bolsonaro por informações falsas sobre a Covid-19

“Foi assim quando a PF fez a primeira ação do inquérito de fake news do STF em junho de 2020, foi assim quando o STF ordenou a prisão do deputado Daniel Silveira em fevereiro de 2021 e foi assim também quando Roberto Jefferson foi preso e o TSE vetou a monetização dos canais em um espaço de poucos dias,” afirmou Felitti.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!