Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Desfile militar foi organizado para intimidar Judiciário, admitem assessores de Bolsonaro

Os auxiliares de Bolsonaro falaram sobre as razões do desfile militar realizado nesta terça, 10

Redação Publicado em 10/08/2021, às 12h36 - Atualizado às 12h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro olha para o lado com a mão para frente (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)
Jair Bolsonaro olha para o lado com a mão para frente (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)

O desfile militar realizado nesta terça, 10, na frente do Palácio do Planalto, foi organizado para intimidar Judiciário no dia da votação da PEC do voto impresso. A informação foi revelada por assessores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Blog do Valdo Cruz no G1.

Segundo a reportagem, os auxiliares de Bolsonaro disserem ao blog que a ideia do desfile surgiu no Comando da Marinha e foi apoiada pelo Ministério de Defesa, que transmitiu ao presidente. O chefe de Estado aprovou a realização do ato — e o objetivo, segundo assessores, seria intimidar o Judiciário.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro recebe convite para exercício militar após desfile de blindados

Nesta terça, 10, dia da realização do desfile, deputados decidem sobre a PEC do voto impresso, defendida por Jair Bolsonaro. A mudança do sistema eleitoral provavelmente será vetada — e a parada com veículos militares serviria para mostrar que o presidente conta com o apoio das Forças Armadas.

Conforme explicado pelo G1, os exercícios militares na cidade de Formosa (GO), próxima de Brasília, ocorrem anualmente desde 1988, e o presidente costuma ser convidado. No entanto, nunca ocorreu um desfile na Esplanada dos Ministérios ou o chefe de Estado recebeu o convite na rampa do Palácio.

+++LEIA MAIS: 'Bolsonaro não é Fidel, Chaves ou Kim', diz Flávio Bolsonaro sobre desfile militar


Reação de Omar Aziz ao desfile militar

Nesta terça, 10, na abertura da CPI da Covid, o senador Omar Aziz (PSD-AM) fez um discurso no qual condenou o desfile militar realizado em Brasília. O presidente da Comissão caracterizou o ato como uma “cena patética”.

Em um momento, Aziz afirmou que o ato demonstra a fraqueza do chefe de Estado: "Bolsonaro imagina com isso estar mostrando força, mas na verdade está evidenciando toda a fraqueza de um presidente acuado pelas investigações de corrupção"

+++LEIA MAIS: 'Cena Patética', diz Omar Aziz sobre desfile militar para Bolsonaro


+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS