Desfile militar foi organizado para intimidar Judiciário, admitem assessores de Bolsonaro

Os auxiliares de Bolsonaro falaram sobre as razões do desfile militar realizado nesta terça, 10

Redação Publicado em 10/08/2021, às 12h36 - Atualizado às 12h37

None
Jair Bolsonaro olha para o lado com a mão para frente (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)

O desfile militar realizado nesta terça, 10, na frente do Palácio do Planalto, foi organizado para intimidar Judiciário no dia da votação da PEC do voto impresso. A informação foi revelada por assessores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Blog do Valdo Cruz no G1.

Segundo a reportagem, os auxiliares de Bolsonaro disserem ao blog que a ideia do desfile surgiu no Comando da Marinha e foi apoiada pelo Ministério de Defesa, que transmitiu ao presidente. O chefe de Estado aprovou a realização do ato — e o objetivo, segundo assessores, seria intimidar o Judiciário.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro recebe convite para exercício militar após desfile de blindados

Nesta terça, 10, dia da realização do desfile, deputados decidem sobre a PEC do voto impresso, defendida por Jair Bolsonaro. A mudança do sistema eleitoral provavelmente será vetada — e a parada com veículos militares serviria para mostrar que o presidente conta com o apoio das Forças Armadas.

Conforme explicado pelo G1, os exercícios militares na cidade de Formosa (GO), próxima de Brasília, ocorrem anualmente desde 1988, e o presidente costuma ser convidado. No entanto, nunca ocorreu um desfile na Esplanada dos Ministérios ou o chefe de Estado recebeu o convite na rampa do Palácio.

+++LEIA MAIS: 'Bolsonaro não é Fidel, Chaves ou Kim', diz Flávio Bolsonaro sobre desfile militar


Reação de Omar Aziz ao desfile militar

Nesta terça, 10, na abertura da CPI da Covid, o senador Omar Aziz (PSD-AM) fez um discurso no qual condenou o desfile militar realizado em Brasília. O presidente da Comissão caracterizou o ato como uma “cena patética”.

Em um momento, Aziz afirmou que o ato demonstra a fraqueza do chefe de Estado: "Bolsonaro imagina com isso estar mostrando força, mas na verdade está evidenciando toda a fraqueza de um presidente acuado pelas investigações de corrupção"

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Omar Aziz (@omaraziz.senador)

 

+++LEIA MAIS: 'Cena Patética', diz Omar Aziz sobre desfile militar para Bolsonaro


+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS