Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Funcionários ‘fantasmas’ de Carlos tinham endereço de Jair Bolsonaro em cadastros; entenda

Uma casa do presidente Bolsonaro consta no registro de quatro funcionários do vereador Carlos Bolsonaro

Redação Publicado em 13/09/2021, às 12h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bolsonaro sorri durante discurso no lançamento do programa Programa Genomas (Foto: (Photo by Andressa Anholete/Getty Images)
Bolsonaro sorri durante discurso no lançamento do programa Programa Genomas (Foto: (Photo by Andressa Anholete/Getty Images)

O endereço de uma das casas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) consta no cadastro na Receita Federal ou Câmara Municipal do Rio de Janeiro de quatro “funcionários fantasmas” do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Conforme noticiado pela Folha de S. Paulo, na época dos cadastros, Bolsonaro estava casado com Ana Cristina Siqueira Valle. Atualmente, após uma denúncia de um ex-funcionário, ela se tornou suspeita de articular o esquema de “rachadinha” no gabinete do vereador. Em entrevista ao UOL, Marcelo Nogueira, ex-assessor de Flávio Bolsonaro afirmou que, enquanto contratado, era obrigado a devolver mensalmente 80% de seu salário nas mãos da ex-esposa do presidente.

+++LEIA MAIS: Flávio Bolsonaro comenta recuo do presidente em ataques ao STF: 'Confiem no capitão'

As informações de cadastro dos supostos funcionários "fantasma" estão nos autos da investigação do MP-RJ, responsável pela quebra de sigilo bancário de 27 pessoas, incluindo a ex-esposa do presidente Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro.

Os promotores suspeitam que Carlos mantinha um esquema ilegal semelhante ao realizado no gabinete do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) — acusado de liderar organização criminosa, lavagem de dinheiro, peculato e mais.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro responde cobranças para manter ataques ao STF: 'Deixa acalmar'

A antiga casa de Bolsonaro, localizada na Barra da Tijuca, foi adquirida pelo presidente e por Ana Cristina em 2002. Após a separação dos dois, se tornou propriedade do presidente, que declarou morar no endereço em 2002 e 2006. Um ano após a separação, o imóvel foi vendido.

Segundo autos da investigação do MP-RJ, o endereço consta nos cadastros de Gilmar Marques (ex-cunhado de Ana Cristina), André Luís Procópio (irmão de Ana Cristina), Andrea Siqueira Valle (irmã de Ana Cristina) e Marta da Silva Valle (cunhada de Ana Cristina).

+++LEIA MAIS: Marcelo Adnet imita Bolsonaro em áudio e manda caminhoneiros dançarem 'Macarena'; ouça