Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Homenagem do governo aos agricultores foi interpretada 'fora de contexto', diz Secom

Na quarta, 28, em homenagem ao Dia do Agricultor, o governo Bolsonaro publicou uma foto de homem armado que gerou críticas nas redes sociais

Redação Publicado em 29/07/2021, às 12h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto de homem armado na publicação da Secom  (Reprodução/Twitter)
Foto de homem armado na publicação da Secom (Reprodução/Twitter)

Para comemorar o Dia do Agricultor na quarta, 28, a Secretaria de Comunicação (Secom) do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) publicou uma imagem de um homem armado. A fotografia gerou diversas críticas e foi apagada posteriormente — mas a pasta afirmou que a homenagem “deu margem a interpretações fora do contexto”.

Segundo a Folha de S. Paulo, a Secom publicou nota em que explica a escolha de imagem “em referência à segurança no campo”. Perfis nas redes sociais criticaram a fotografia, interpretada por internautas como apoio à violência no campo.

+++LEIA MAIS: Pesquisadora encontra carta de Bolsonaro publicada em sites neonazistas; entenda

A coluna Painel, publicada no jornal, questionou a pasta se a fotografia foi paga, e qual o valor. Um perfil nas redes sociais indicou na quarta, 28, que a fotografia poderia ser adquirida em um banco genérico de imagens, onde é nomeada "Silhueta de caçador carregando espingarda no ombro e observando" e é comercializada por um valor entre R$ 45 a R$ 3 mil, dependendo de tamanho e resolução.

A Secom, contudo, não respondeu à Folha de S. Paulo sobre o valor. Em nota, a secretaria justificou: "A Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom/MCom) alterou uma imagem da série de publicações em homenagem ao Dia do Agricultor. A imagem utilizada anteriormente, em referência à segurança no campo, deu margem a interpretações fora do contexto."

+++LEIA MAIS: ‘Barco de Bolsonaro está com risco de afundar’, diz Boulos

Em nota, a secretaria continuou a explicar a publicação: "O Governo Federal reafirma a importância dos trabalhadores rurais, categoria que não parou durante a pandemia e que assegurou a produção de alimentos. O governo continuará adotando medidas que proporcionem mais tranquilidade e segurança em respeito ao agricultor e à sua família."

foto de homem armado publicado nas redes sociais para comemorar o dia do agricultor


Críticas

A publicação feita na quarta, 28, gerou uma repercussão negativa nas redes sociais, mesmo após ser excluída pela Secom. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), por exemplo, declarou que o governo faz a "simbologia do ódio e da morte em todos os espaços" por meio da publicação.

Atila Roque escreveu no Twitter: “O cartaz oficial celebrando o dia do agricultor traz a imagem de um homem armado. Faz sentido se o objetivo é celebrar a posição do país como um dos que mais comete violência no campo e mata ativistas e lideranças socioambientais, inclusive indígenas. Será que é isso?”

+++LEIA MAIS: 'Devo disputar, não posso garantir', diz Bolsonaro sobre eleições de 2022


+++ 15 ANOS DE GISELE BÜNDCHEN NA CAPA DA ROLLING STONE BRASIL | ENTREVISTA